Vem aí a 83 ª Feira do Troca de Olhos D´Agua – Alexânia- GO

Feira do Troca Troca em Olhos D'agua.  / Exchange fair at Olhos

 

Um dos eventos mais tradicionais da agenda cultural do Centro-Oeste, a Feira do Troca de Olhos D’Água será realizada dos dias 5 a 7 de dezembro de 2014, em Alexânia, Goiás. O  evento promove o turismo cultural, gastronômico, ecológico e econômico no município e resgata os costumes locais das festas religiosas . A programação inclui música, duplas sertanejas de raiz, orquestra de violeiros, sanfoneiros, teatro infantil, oficinas de artesanato de fiação, tecelagem, cerâmica, boneca de pano e mamulengo,dentre outras atrações.

A Feira do Troca de Olhos d’Água é realizada duas vezes por ano, no primeiro final de semana de junho e no primeiro final de semana de dezembro, recebendo cerca de oito mil visitantes por edição.
De fundamental importância para o fortalecimento do turismo, da cultura e da economia da região, a Feira do Troca mantém a tradição do escambo, que era a principal forma que a população do povoado de Olhos d´Água tinha para adquirir o que precisava e não conseguia produzir na comunidade.
Historicamente, a Feira do Troca teve seu inicio em dezembro de 1974, com iniciativa da professora Laís Aderne que, ao fazer um projeto de arte-educação, identificou os mestres artesãos, resgatou os fazeres tradicionais daquela população e criou um canal de escoamento para produção artesanal. Uma vez que praticamente tudo era comercializado na forma de troca (escambo), criou-se um evento onde se trocavam roupas, sapatos, utensílios domésticos usados, trazidos pelos visitantes de cidades vizinhas, por produtos do vilarejo – artesanato e produtos da agricultura local. Uniram-se duas práticas tradicionais da comunidade, o escambo e o artesanato de raiz.
Com o passar do tempo, a Feira do Troca se consolidou como um grande evento turístico que, além da atividade tradicional, apresenta ao público local e visitante uma agenda cultural rica e variada, com grandes atrações, incluindo shows com duplas sertanejas de raiz, moda de viola, danças tradicionais como Catira, teatro de mamulengo e contação de histórias na Carroça da Leitura, além da Praça de Alimentação que oferece as delícias da gastronomia local, como galinhada, galinha com pequi, empadão goiano, quitutes com gueroba, pamonha etc. Foto: Divulgação

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário