Perfil

O jornalista profissional e empresário , Fernando Corrêa da Silva, é um veterano nas lutas 10420355_718892391480509_73656515225763473_ncomunitárias, especialmente aquelas relacionadas às cidades de Sobradinho e Planaltina, no Distrito Federal.

Brasiliense nato e sobradinhense de coração, Fernando Corrêa – como é mais conhecido – marcou sua trajetória pela paixão que nutre pelas artes, pela cultura, pelo jornalismo de bairro e pela vida comunitária.

Nos idos de 80, por exemplo, juntamente como o artista plástico Toninho de Souza, foi um dos fundadores do Centro de Artes e Cultura de Sobradinho (CACS), que abriu caminho para uma nova geração de talentos.

Após ter trabalhado no Correio Braziliense, Jornal de Brasília e em várias assessorias de imprensa do movimento sindical brasiliense – sendo também um de seus precursores – em 1997 decidiu  fundar sua própria editora, a Edita Comunicação & Serviços Gráficos.

Em 1999, desejando prestar uma homenagem à cidade de Sobradinho, lançou a revista João de Barro, com o intuito de fazer o resgate histórico da memória da cidade. Com grande projeção e apelo na comunidade, a revista desenvolveu uma série de reportagens levantando a história da cidade e reverenciando seus pioneiros.

Nos anos seguintes, Fernando Corrêa inovou também ao lançar novos jornais na região de Sobradinho e Planaltina, iniciativa desbravadora.

Como não é daqueles que desistem fácil,  foi em frente e, buscando apoio no comércio local, superou as dificuldades, ao mesmo tempo em que ampliou seu relacionamento com os segmentos empresariais de Sobradinho I, Sobradinho II e Planaltina, tornando-se uma liderança empresarial.

A credibilidade junto ao comércio rendeu-lhe o convite para participar da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Sobradinho – ACIS, em duas oportunidades, tendo sido um de seus vice-presidentes e secretário-geral. Envolvido na causa empresarial, defendeu convênios com Sebrae e Senac-DF, para aperfeiçoamento na gestão empresarial e qualificação da mão-de-obra.

Foi com sua colaboração também que a Associação Comercial e Industrial de Sobradinho II saiu de sua situação embrionária para criar identidade própria, com a valorização dos empresários de Sobradinho II.

Nos tempos mais recentes, o empresário e jornalista Fernando Corrêa viu surgir os primeiros resultados do seu trabalho profícuo, com algumas indicações para premiações na comunidade em que atua e também fora dela.

Nos anos de 2004, 2005 e 2006, por exemplo, foi laureado com prêmios que indicavam o Jornal Planaltina Hoje e a Revista João de Barro como os melhores veículos da região, através de pesquisa feita pelo Instituto Sigma e pela Associação Comercial e Industrial de Planaltina – ACIP.

Em 2008, o homenageado foi distinguido com o Prêmio Comerciante Destaque do Ano de 2007, premiação conferida pela Federação das Associações Comerciais e Industriais do Distrito Federal e Entorno – FACI/DF, em evento corrido no Centro de Convenções com a presença de mais de mil convidados. No ano seguinte, a homenagem se repetiu através da FEICOTUR, que conferiu à revista João de Barro o Prêmio Criatividade.

Ainda em 2008, a Associação Comercial e Industrial de Sobradinho II – ACIS II também rendeu homenagens a Fernando Corrêa com a indicação de Empresário do Ano na região de Sobradinho II, pela sua atuação através do Jornal Sobradinho Hoje – que circula em toda a região de Sobradinho.

Em 2009, Fernando Corrêa novamente foi homenageado, na sede do Na Hora, órgão do GDF, com o título Nossos Valores, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Em 2010, foi contemplado com título de Cidadão Benemérito de Brasília, por relevantes serviços prestados à população do DF, tendo recebido a honraria em ato solene celebrado na Câmara Legislativa do DF.

Em 2014, o projeto de destaque na trajetória do jornalista Fernando Corrêa da Silva na área da comunicação social  foi o lançamento de um blog com seu nome ( blogdofernandocorrea.com ) , ingressando com mais  força no segmento da comunicação virtual, onde já tem presença profissional marcante nas redes sociais.

Deixe um comentário