GDF revitaliza canais em Planaltina

  Da Redação, com informações da Adasa

GDF revitaliza canais em Planaltina
Foto: Divulgação

Medida impedirá desperdício de até 80% da água captada nos córregos Lagoinha e Imbiruçu

BRASÍLIA (23/12/14) – A Adasa, a Secretaria de Agricultura e a Emater revitalizaram dois canais que captam água dos córregos Lagoinha e Imbiruçu, que fazem parte da bacia do Rio Preto, em Planaltina. A medida garantirá o atendimento da necessidade de água para 50 pequenos e grandes produtores rurais da região para os próximos anos.

 

Os dois canais revitalizados, de 2,9 quilômetros (Imbiruçu) e 3,7 quilômetros (Lagoinha), agora com água correndo em tubulação, impedirão o desperdício de até 80% da água captada, o que vinha ocorrendo pela precariedade dos canais a céu aberto e em valas sem maior proteção.

 

As condições dos canais, principalmente no período da seca, causavam conflitos entre os usuários, que não tinham garantia de abastecimento igualitário. Todos os 70 agricultores que produzem hortifrutigranjeiros, soja, milho, feijão e sorgo nas 13 propriedades servidas pelos canais dispõem de outorga para o uso da água concedida pela Adasa.

 

Os recursos para a revitalização dos canais foram bancados pela Secretaria da Agricultura (Seagri), com o fornecimento de maquinário e parte da tubulação, pela Emater, com a orientação técnica, pela Adasa, com a outorga, garantindo a oferta da água de acordo com a demanda para todos os usuários, e por grandes produtores que garantiram a compra de parte da tubulação usada.

 

Esses órgãos, que atuam na melhoria das condições de oferta da água para a produção rural do DF, esperam, para o próximo ano, revitalizar novos canais que ainda se encontram a céu aberto, como o de São José, Barro Preto e Tabatinga.

 

(M.D.*)

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário