Automassagem: 7 dicas que reduzem a tensão em segundos

tensão

 No dia a dia, por vezes passamos por estressesque deixam nossos músculos tensos. E como não temos um massagista à disposição 24 horas para nos ajudar, é preciso improvisar com uma automassagem! (Uma curiosidade: aqui na Seleções os funcionários têm direito a fazer uma massagem de 15 minutos durante a semana, basta marcar o horário!)Uma automassagem pode ajudar a reduzir a tensão muscular, aumentando o fluxo de oxigênio para os músculos. Algumas pesquisas mostram que receber massagens regulares também é útil para a imunidade, graças ao estímulo à produção de glóbulos brancos. Até a produtividade pode melhorar. Mas o que pouca gente sabe é que, além de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, a massagem também pode promover a boa forma, pois ajudar a eliminar gorduras localizadas e a diminuir a retenção de líquidos.

É por isso que incentivo você a usar seu massoterapeuta particular: suas mãos! Siga as dicas de automassagem a seguir e reduza a tensão em segundos!

1- Dê tapinhas relaxantes todos as manhãs e noites. Usando os punhos, bata suavemente ao longo de todo o corpo, começando pelas pernas e pelos braços, de cima para baixo. Em seguida, trabalhe na parte interna do tronco, de baixo para cima. Dar batidas suaves no corpo ajuda a fortalecer os músculos e ossos, estimular a circulação e relaxar as terminações nervosas. Realizada pela manhã, essa técnica de automassagem vai acordar e preparar o seu corpo – e a mente – para o dia que começa. Quando feita antes de dormir, ela acalma a mente e elimina o estresse e a tensão do dia. Mas atenção: não faça isso se estiver tomando qualquer tipo de medicamento anticoagulante, como a varfarina: você pode acabar com hematomas.

2- Massageie o estômago após cada refeição. A maioria de nós faz isso instintivamente, em especial após comer demais. Posicione uma palma ou as duas sobre o abdome e friccione no sentido horário. Esta é a direção em que o alimento naturalmente se move para o intestino, de modo que esta massagem circular estimula a digestão.

3-Massageie as mãos diariamente – sempre que passar creme. Comece com a parte de baixo das palmas, entrelaçando os dedos e esfregando as palmas em movimentos circulares. Então, com as mãos ainda entrelaçadas, use um polegar para massagear a área logo abaixo do outro polegar em movimentos circulares, movendo-o para fora, para o meio da palma. Repita com a outra mão. Em seguida, solte os dedos e use os polegares e indicadores para massagear as palmas, os pulsos e a pele entre os dedos. Com uma mão, puxe cada dedo da outra mão suavemente. Finalize usando o polegar e o indicador para beliscar a pele entre o polegar e o indicador da outra mão.

4- Role uma bola de tênis para liberar tensão. Se você está sentindo o pé tensionado, fique de pé apoiando uma das mãos em uma parede, para ter apoio, e coloque o arco do pé sobre a bola. Gradualmente, aumente o peso do corpo sobre o pé, de modo que a bola pressione o arco. Comece a mexê-lo devagar, permitindo que a bola massageie o calcanhar, a parte da frente do pé e os dedos. Se a bola de tênis for grande demais para o seu pé, experimente uma bola de golfe.

Você pode, também, deitar sobre a bola para alcançar aquele lugar difícil entre as omoplatas, ou para aliviar a tensão da lombar. Para tensão nos quadris, sente-se na bola, mexendo o quadril e segurando-a em um ponto que propicie conforto.

5- Use as mãos para pressionar o pescoço. Uma vez a cada hora, faça uma pausa e entrelace os dedos atrás do pescoço, pressionando-o com a base de cada palma, de cada lado da coluna. Massageie com a base das mãos, subindo e descendo, em movimentos lentos e controlados. Então, coloque os dedos da mão direita no músculo do trapézio, ao longo do lado esquerdo do pescoço, logo abaixo da base do crânio. Pressione esse músculo, vire a cabeça para a esquerda e esfregue de cima para baixo até chegar ao ombro. Repita três vezes e troque de lado. Finalize alongando a cabeça para trás, de forma que o topo do encosto de sua cadeira de trabalho pressione o seu pescoço logo abaixo do crânio. Isso também alonga a parte anterior do pescoço, que tende a ficar tensa quando se trabalha sentado. Mantenha a posição por 20 segundos.

6- Dê um abraço em si mesmo para relaxar a tensão nos ombros. Cruze os braços sobre o peito e agarre um ombro com cada mão. Aperte e solte cada ombro três vezes. Então, deslize as mãos para os braços, apertando e relaxando até chegar aos pulsos.

7- Quando tiver uma dor de cabeça, levante-se, curve-se para a frente e coloque a cabeça sobre uma cadeira com encosto. A cadeira vai exercer uma pressão suave na cabeça enquanto você relaxa na posição. Mantenha por aproximadamente 30 segundos. Quando levantar a cabeça, sente-se e passe os dedos sobre os cabelos, terminando com o punho fechado. Puxe o cabelo suavemente. Segure por dois ou três segundos e solte. Isso alonga a fáscia (o tecido fibroso ao longo do couro cabeludo) e alivia a tensão. Continue a puxar outras partes do cabelo, começando pela frente até chegar à parte de trás. Depois de ter agarrado e puxado todo o couro cabeludo, volte renovado ao trabalho.

Quer saber mais? O Guia Completo e Ilustrado da Massagem de Seleções traz tudo o que você precisa saber para fazer uma massagem relaxante.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário