Desemprego aumenta em abril

O desemprego no Distrito Federal ficou em 14,1% em abril. Em março o índice foi de 13,2%. Em abril, o número de desocupados foi estimado em 215 mil pessoas — 17 mil a mais do que em março, segundo mostra a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (27). De acordo com o estudo, isso ocorreu porque os postos de trabalho criados (15 mil) foram insuficientes para absorver as 32 mil pessoas que passaram a pressionar o mercado por emprego.

Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, os dados são preocupantes. “Com um índice de desemprego dessa natureza, as coisas tendem a piorar ainda mais no Distrito Federal. As vendas no comércio já estão caindo, a nossa pesquisa conjuntural mostra uma queda de 5,18% nas vendas do comércio no mês de abril em relação a março.”, afirma Adelmir.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pelo Dieese, dos 215 mil desempregados, 54,4% são do sexo feminino e 45,6% do sexo masculino; 75% são negros e 25% não negros; 32,1% têm de 18 a 24 anos, enquanto 13,7%, têm de 25 a 29 anos. Já a análise das taxas de desemprego por grupos de regiões administrativas mostra que o grupo 1, que reúne as regiões de renda mais alta, como lagos Sul e Norte, foi o único que registrou diminuição: o desemprego passou de 6,7% em março para 6,1% em abril. No grupo 2, que engloba as de renda intermediária, a exemplo de Taguatinga, o número passou de 10,8% para 11,9%. Já no grupo 3, de renda mais baixa, como Samambaia e Ceilândia, o índice passou de 16% em março para 16,9% em abril de 2015.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e pela Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário