A favor da inovação, por Adelmir Santana, presidente da Federação do Comércio/DF

adelmir-santana

Sou um defensor convicto do uso da tecnologia em benefício da sociedade. Quem me conhece sabe: sempre enxerguei na inovação uma forma de facilitar a vida das pessoas. Para mim, inovar é um caminho para o desenvolvimento. Por isso, durante toda a polêmica envolvendo o uso de serviços como o Uber eu fiz questão de me posicionar a favor do aplicativo. Defendi publicamente o veto ao projeto, que pretende proibir essas ferramentas, por acreditar que ele fere uma série de princípios constitucionais, como o da livre iniciativa e o da livre concorrência. Mas, além disso, defendi o veto por acreditar que nós não devemos tentar barrar o progresso. Pelo contrário, nós temos que estar alinhados com o futuro e avançar cada vez mais.

Creio que em casos como esse, quando a tecnologia beneficia o povo, o mais correto a fazer é examinar bem a proposta e trazê-la para a legalidade. Proibir ou dificultar o uso não é o caminho. Também não significa que os taxistas sejam vilões. Acredito que ninguém conhece melhor a cidade do que os motoristas de táxi e eles estão certos em defenderem o cumprimento da lei. A solução está em regulamentar a utilização desses mecanismos e fazer com que eles funcionem com autorização estatal. Isso pode gerar, inclusive, mais arrecadação para o Estado e fazer com que muitos taxistas busquem a melhoria de seus serviços.

Esse episódio mostra ainda a dificuldade que a máquina governamental tem em acompanhar os avanços tecnológicos. Poucas áreas são tão problemáticas para o Distrito Federal quanto o setor de transportes. Mesmo assim, muitas soluções encontram resistência. Tenho certeza que vetar o projeto não foi uma decisão fácil. Mas o governador Rodrigo Rollemberg soube agir com prudência e se mostrou cm sintonia com a modernidade. Espero que a Câmara Legislativa analise o tema novamente com muita cautela e saiba dar a resposta que a sociedade tanto almeja, ensinando que a Casa do Povo também está alinhada com o futuro e disposta a facilitar a vida do cidadão.

 

* Adelmir Santana é empresário e presidente a Fecomércio, entidade que administra o Sesc e o Senac no DF

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário