Cartilha do MP do DF orienta combate à violência sexual contra crianças

Material diferencia tipos de agressão, como abuso e exploração.

Entre sinais estão conduta antissocial e problemas escolares.

Prédio do Ministério Público do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)
Prédio do Ministério Público do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)

O Ministério Público do Distrito Federal lançou uma cartilha para ajudar no combate e reconhecimento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O material diferencia os tipos de agressão. Abuso, por exemplo, é caracterizado como o ato de uma pessoa mais velha em se satisfazer, seja com palavras obscenas, exposição dos genitais ou relação sexual. A exploração ocorre quando os meninos ou meninas são usados para obtenção de lucro, troca ou vantagem.

De acordo com o MP, muitas vezes a família e as pessoas que estão próximas à vítima não percebem o que está acontecendo. Entre os sinais listados como mais comuns são problemas escolares, condutas antissociais, curiosidade sexual excessiva e conhecimento sexual inapropriado para a idade.

O órgão também diz que é importante ficar atento aos mitos. Segundo o MP, muitas pessoas acreditam que a ausência de marcas físicas significa que não ocorreu o abuso, quando na verdade a maioria dos crimes são disfarçados por um discurso de carinho e amor. Outro mito comum é acreditar que o abusador é uma pessoa estranha. Na maioria dos casos, o agressor é membro da própria família da vítima.

O material tem o nome de “Violência sexual contra crianças e adolescentes: identificação e enfrentamento”. Interessados podem baixá-lo por meio do site do Ministério Público.

Fonte: G1

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário