Reforma do secretariado , por Adelmir Santana

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou no dia 15 de setembro que faria uma reforma para cortar cargos e ajustar a máquina do governo. O próprio GDF acenou para a população que promoveria mudanças na equipe de secretários para cumprir com esses objetivos. Criou-se então uma expectativa de que novos gestores, com grande capacidade de interlocução com a sociedade, seriam anunciados e uma grande redução de secretarias seria feita. Mas passados quase 30 dias entre um anúncio e outro, um longo período – diga-se de passagem -, o que se viu foi mais uma mudança para acomodar aliados políticos. Creio que os brasilienses esperavam mais dessa reestruturação.

O que transpareceu é que ocorreu uma reforma com os mesmos, deslocando para outras funções aqueles que foram suprimidos da condição inicial de secretários. Desse jeito, não sentiremos grandes transformações. E preciso que o alto escalão do governo seja composto, sobretudo, por pessoas que vivenciem Brasília no seu dia a dia e que estejam credenciadas para conduzir ações capazes de transformar o Distrito Federal. A meu ver, os secretários devem, inclusive, ter conhecimentos suficientes sobre suas áreas até mesmo para influenciar ou orientar o governador na tomada de uma decisão que se traduza em bons resultados.

Hoje, percebemos que o GDF está em busca de apoio político, mas não sabemos se isso se reverterá em uma administração mais eficiente. Do ponto de vista da economia, sou favorável a qualquer medida de diminuição do tamanho do Estado. A minha tese é de que as atividades não podem ser suprimidas, mas é fundamental, sim, diminuir a máquina do governo. A união de áreas pode até facilitar os canais de comunicação. Ações nesse sentido merecem aplausos. Mas do ponto de vista da gestão, senti falta de nomes mais ligados à população e às entidades representativas da sociedade, pessoas preparadas para promoverem grandes mudanças em Brasília.

ADELMIR SANTANA
Presidente do Sistema Fecomércio DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio DF)adelmir-santana-3_10_131

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário