IGETRAN: Novos Tempos para os profissionais de Trânsito e Transporte do DF e Entorno

bonecoEm 2010, o Brasil ratificou a Resolução 02/2009 da ONU, que cria a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, uma proposta que visa reduzir em 50% a vitimização no trânsito em 178 países. A partir daí o Instituto de Gestão e Educação de Trânsito – IGETRAN, instituição formada por uma equipe de professores especialistas e pesquisadores na área de trânsito e transporte, traz para o Distrito Federal e Entorno o “Programa Transitando no Futuro”.
O Programa que está diretamente alinhado à Década de Ação pela Segurança no Trânsito, tem como objetivo trabalhar em prol da redução da violência no trânsito, bem como, implementar ações para garantia da mobilidade dos usuários do transporte do DF e Entorno, através da Educação de Trânsito.
Logo, buscaremos alcançar nossos objetivos mudando o paradigma da Formação Positivista, pautada na criação de leis, da fiscalização e supervalorização das multas, para o um modelo de Formação pautado na Educação dos usuários e na qualificação dos profissionais do trânsito e transporte. Pois, atualmente, com as alterações que presenciamos em relação a legislação de trânsito “uso facultativo do extintor”, “obrigatoriedade de faróis ligados nas rodovias durante o dia” e logo em seguida a desobrigação por liminar, gera uma instabilidade e o descrédito junto a sociedade. Pois, as mudanças são impostas e não construídas, isso acaba gerando um sentimento de que o objetivo do Sistema Nacional de Trânsito é apenas arrecadar.
Por isso, acreditamos que as mudanças no trânsito devem acontecer a partir da correção atitudinal, que não se conquista com punição, mas por mudança de pensamentos a partir do desenvolvimento da competência. Para o sociólogo suíço Philippe Pirrenoud, competência é a construção do conhecimento que está vinculado ao mundo da teoria, somada à prática, que visa a aquisição de habilidade, que por fim, gera mudanças de atitude. Logo, podemos resumir o conceito em uma equação distributiva:
Competência=Atitude (Conhecimento+Habilidade)
Com essa filosofia de Ensino, conseguimos implementar a faixa de pedestre no DF, no final da década de 90, e partido desse experiência positiva, o IGETRAN, buscará construir um novo futuro para o trânsito e transporte do DF e Entorno.
Desse modo, entre as ações do Programa Transitando no Futuro, tivemos a oportunidade de implementar, em 2010, no DF, o primeiro curso no Brasil, de 1º Habilitação no Ensino Médio, denominado Programa Motorista Cidadão, atrelado a criação de políticas de incentivo ao uso do Transporte Escolar, como fomento à cultura do uso do Transporte Coletivo.
Em 2014, considerando essa nova demanda de formação de profissionais competentes para realizar a formação de futuros condutores nas autoescolas, com uma visão holística sobre trânsito, bem como, para a operação dos sistema de Transporte do DF e Entorno, com motoristas qualificados, tivemos o credencimento junto ao DETRAN/DF para ofertar os cursos capacitação previstos pela Resolução 358/2010 do CONTRAN: Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Ensino, bem como, os cursos de capacitação e atualização para condutores especializados, previstos pela Resolução 168/2004 do CONTRAN: Condutor de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiro – CVTCP; Condutor de Veículos de Transporte de Escolares – CVTE; Condutor de Veículos de Produtos Perigosos – CVTPP; Condutor de Veículos de Emergência – CVE e por fim, Condutores de Veículos de Condução de Cargas Indivisíveis e outras regulamentadas pelo CONTRAN.
Desse modo, e visando alcançar os nossos objetivos de reduzir a vitimização no trânsito e implementar novas medidas de mobilidade para o DF e Entorno, além da unidade Matriz, em Taguatinga, agora contaremos com o atendimento da nossa equipe de profissionais e oferta dos cursos tambem na unidade Filial do Plano Piloto e Planaltina.
Estamos abertos a demandas de atendimento de Palestras, Minicursos e Cursos In Company a entidades públicas e privadas.

Ricardo Leal é  Diretor Pedagógico do IGETRAN . Pedagogo pela Universidade de Brasília, Polícia Militar/agente de trânsito, instrutor prático e teórico de trânsito, Pós-graduado em gestão, educação e segurança de trânsito pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduando em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ciências Policiais da PMDF

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário