Lei Orgânica de Cultura será discutida com a sociedade civil na Câmara Legislativa do DF

Encontro com a população nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) é a última oportunidade para apresentar contribuições ao projeto, que já tramita na Casa
 
Interessados na criação da Lei Orgânica de Cultura vão ter a última oportunidade para dar sugestões ao projeto nesta sexta-feira (17) e no sábado (18). Elas poderão ser encaminhadas à Secretaria de Cultura no seminário que haverá no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na sexta, o encontro vai das 14 horas às 19h30 e, no sábado, das 9 às 18 horas.
 
Entre os objetivos da norma, que já tramita na Casa desde novembro de 2016, estão o de adequar o DF ao Sistema Nacional de Cultura, facilitar o acesso a repasses financeiros do governo federal, fortalecer os conselhos e aumentar a participação popular. A legislação ainda propõe formalizar o Plano de Cultura do Distrito Federal, com duração de dez anos, e estabelece objetivos para fortalecer o setor.
 
Veja ainda
 
Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg assinou projeto da Lei Orgânica de Cultura. Se aprovada pela Câmara Legislativa, a matéria vai adequar o Distrito Federal ao Sistema Nacional de Cultura.
 
Com o Projeto de Lei, DF busca facilitar acesso aos recursos federais
 
O Projeto de Lei Complementar nº 84, agora em forma de substitutivo, foi encaminhado à Câmara Legislativa pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. De acordo com uma das organizadoras do seminário, a produtora cultural Claudia Queiroz, a matéria já passou por duas comissões e seguirá para outras duas após o encontro, antes da votação pelos deputados distritais em plenário — ainda sem data definida.
 
De acordo com a Secretaria de Cultura, o processo de construção coletiva da minuta do Sistema e Plano de Cultura do Distrito Federal recebeu 1.341 contribuições, coletadas em 24 audiências públicas (Diálogos Culturais) com as 31 regiões administrativas entre maio e julho de 2015, das quais participaram, ao todo, cerca de 950 pessoas. Além disso, foram entrevistadas 55 lideranças de diversos segmentos do setor e promovidas consultas públicas virtuais pela plataforma Participa.br.
 
Fundações para formular políticas públicas e cuidar do patrimônio cultural
O governo também encaminhou à Câmara Legislativa em novembro o Projeto de Lei Complementar nº 85, que autoriza criar a Fundação das Artes do Distrito Federal, responsável pela execução das políticas para as artes, cultura e economia criativa.
 
Para cuidar do patrimônio artístico e cultural, está prevista também a Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural do Distrito Federal. A medida atende exigência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ambas as entidades só serão criadas quando houver possibilidades de fazê-lo sem interferir na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e quando o governo puder aumentar gastos.
 
Mais informações sobre a elaboração colaborativa da Lei Orgânica de Cultura podem ser encontradas no site da secretaria.
 
 
Seminário de Cultura do Distrito Federal – Orientações e Diretrizes para Aprimoramento da Lei Orgânica de Cultura
17 de fevereiro (sexta-feira)
Das 14 horas às 19h30
 
18 de fevereiro (sábado)
Das 9 às 18 horas
No auditório da Câmara Legislativa do DF – Praça Municipal, Quadra 2, próximo ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG)
Inscrições por meio de formulário on-line
Acesse perguntas frequentes sobre a Lei Orgânica de Cultura e o texto do projeto de lei com emendas de deputados distritais.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário