Seminário debate políticas para melhorar a segurança pública no País

Conferência de encerramento ocorreu na tarde desta quarta-feira (21) no Instituto Brasileiro de Direito Público, com a presença do governador Rollemberg e do ministro Gilmar Mendes

Depois de dois dias de debates sobre o sistema criminal e a segurança pública no Brasil, terminou nesta quarta-feira (21) o 7º Seminário Internacional de Direito Administrativo e de Administração Pública, com uma conferência no auditório do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP).

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; e o deputado e advogado português, Vitalino Canas.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; e o deputado e advogado português Vitalino Canas. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Um dos conferencistas da cerimônia, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, elencou as realizações da sua administração no combate à violência e estabelecimento de uma cultura de paz, com redução dos principais indicadores de criminalidade.

Segundo o governador, os resultados têm sido animadores. “Nós estudamos casos de segurança de outros estados, especialmente Pernambuco, para formulação do programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, e criamos ações públicas com base nisso”, explicou.

“Em Brasília, nós usamos tecnologias para definir estatísticas das áreas com mais crimes e criar ações com essas informações”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Ele destacou o uso de inteligência como uma das marcas de sua gestão, na definição de ações de segurança. “Aqui em Brasília nós usamos tecnologias para definir estatísticas das áreas com mais crimes e criar ações com essas informações.”

Rollemberg fez a conferência junto com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e o advogado e deputado português Vitalino Canas. “A exposição do governador mostra que a situação de Brasília apresenta um quadro positivo, mesmo se relacionada com outras capitais”, comentou o ministro.

Segundo Mendes, uma das questões fundamentais debatidas no seminário diz respeito à superlotações em presídios no Brasil. “Hoje temos 300 mil vagas no sistema, mas 700 mil internos”, observou.

Nos dias 20 e 21, os painéis do seminário levantaram discussões sobre segurança pública no Brasil com base no sistema criminal. Todo ano, o evento é organizado pelo instituto e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), com apoio da Escola de Administração de Brasília (EAB).

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES///VINÍCIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário