Cultura nordestina é tema de passeio para crianças da LBV no DF

 

Brasília, DF – Cidade jovem, a capital federal é construída por vários sotaques e tradições. A cultura nordestina é uma das mais expressivas na formação do jeito brasiliense de ser. E tem suas homenagens na Semana da Cultura Nordestina, cujo início em 2 de agosto faz referência à data de morte do músico Luiz Gonzaga. Grande ícone da cultura do Nordeste,Gonzagão usou seu talento para propagar o ritmo e as histórias do povo nordestino por meio do gênero pelo qual ficou conhecido como “Rei do Baião”.

Para celebrar a data e fortalecer a identidade nacional, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizou um passeio com as crianças atendidas em seu Centro Comunitário de Assistência Social à Casa do Cantador na Ceilândia, neste último dia 2 de agosto. Considerado o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no DF, o espaço possui uma biblioteca na qual é possível encontrar um grande acervo de cordéis, entre eles exemplares do baiano Jorge Amado e do paraibano Ariana Suassuna. O local também é conhecido por apresentações da cultura nordestina, como cantores e repente e embolada, além da culinária caraterística.

A LBV proporcionou através dessa ação uma visão para as crianças da cultura nordestina que seus pais e avós presenciaram na época. Além de uma aula de poesia, instrumentos musicais como o acordeon zabumba e triângulo fizeram a alegria das crianças.

“E eu acho muito bacana essa iniciativa da LBV de trazer as crianças para cá, porque no momento que nós vivemos esta questão da internet, lançando tantas coisas para as crianças, tantas culturas estrangeiras. A vinda dessas crianças aqui nos deixa esperançosos na continuidade dessas manifestações artísticas, genuinamente brasileira”,declarou Francisco de Assis, diretor da Casa do Cantador.

Projetada por Oscar Niemeyer, a Casa do Cantador é a única obra do arquiteto fora do Plano Piloto. Sua arquitetura é mantida quase original. O local apresenta uma concha acústica que permite a evasão do som para todo ambiente, assemelhando-se a um teatro, onde é possível ouvir com clareza até nas últimas fileiras da arquibancada. Essa característica torna a casa um ótimo palco para a propagação da cultura nordestina, seja por meio da música ou do teatro.

O passeio visa mostrar para as crianças e jovens a riqueza da cultura nordestina, além de fortalecer a identidade e a autoestima de meninas e meninos atendidos pela LBV. Em sua maioria moradores da Estrutural, os atendidos pela Legião da Boa Vontade participam de uma série de atividades durante o período em que não estão na escola, recebendo acompanhamento multidisplinar por uma equipe composta por assistente social, pedagogo, psicólogo, nutricionista e voluntários que colaboram com a Instituição.

O Centro Comunitário de Assistência Social, em Brasília/DF, fica localizado na SGAS 915, lote 74 – Asa Sul –Tel: (61) 3410-6015.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário