A Fecomércio inaugurou na tarde desta quarta-feira (6) a Comissão de Conciliação Prévia Intersindical (CCPI), no Espaço Sindical da instituição, localizado no Setor Comercial Sul. A comissão tem como objetivo promover acordos entre empregador e empregado após rescisões contratuais, nas quais o empregado contesta algum valor não recebido.

201Esses acordos são realizados na presença de representante do sindicato patronal e de representante do sindicato laboral de maneira rápida, desafogando a Justiça do Trabalho, onde os processos costumam levar muito tempo e custam caro. A decisão da comissão é definitiva e o acordo nunca mais poderá ser contestado, nem na Justiça do Trabalho.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, realizou a abertura da comissão, que nesta quarta-feira contou com a primeira conciliação do segmento de supermercados. A Federação está dando suporte para todos sindicatos. “Essas comissões são objetos de lei. E nesse instante passamos por um momento difícil da Reforma Trabalhista que entra em vigor em novembro e altera substancialmente essas operações do trabalho. Eu acho que este é um momento de fortalecimento de negociações coletivas entre os sindicatos”, afirmou Adelmir.

“Os sindicatos terão que prestar serviços para poderem subsistirem, pois com a nova lei a contribuição do funcionário deixou de ser obrigatória, e esse serviço da comissão é importantíssimo para mediar essas discussões com advogados de empregados e empregador. A Justiça do Trabalho, às vezes, demora anos, porém o trabalhador precisa desse acerto de contas na hora que sai do emprego para saber o que ele tem de direitos e inclusive arrumar outro emprego. A Fecomércio é uma casa sindical e procura um fortalecimento na busca do bem comum, de todos, empresários e colaboradores”, pondera o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. A comissão de conciliação presta o serviço gratuito, sem qualquer taxa para o empregado ou empregador. Mais informações: 3038-7532. Daniel Alcantara, da Fecomércio