Câmara Legislativa celebra os 28 anos de Sobradinho II

Dentro da programação comemorativa aos 28 anos de Sobradinho II, a Câmara Legislativa realizará, nesta quarta-feira (11), às 19h, sessão solene no Centro de Ensino 8, localizado na AR 3 Conjunto 2, Lote 4, Setor Oeste daquela Região Administrativa. A iniciativa da sessão partiu do deputado Lira (PHS) e para animar a solenidade, haverá apresentações de capoeira e do grupo de pagode Samba Raiz.

De acordo com Lira, a sessão tem o intuito de parabenizar os mais de 70 mil habitantes pelo desenvolvimento da cidade. “A história de Sobradinho II merece ser lembrada e comemorada. É importante homenagear a região e seus moradores que batalham diariamente pelo seu crescimento”, justifica o deputado.

O aniversário da região administrativa ficou estipulado no dia 11 de outubro de 1991, quando foi realizada a primeira missa comemorativa, que foi celebrada pelo padre Jonas Vettoracci, ex-administrador regional da cidade de Sobradinho e deputado distrital, já falecido.

Origem – Sobradinho II (também conhecido como Setor Oeste de Sobradinho) ganhou este nome porque a área para implantação da cidade se localizava na região de Sobradinho, sendo parte desta mesma região administrativa até 2004, de onde a maioria dos moradores migrou, devido a uma situação crítica com relação ao crescimento populacional, sendo que, na ocasião, muitos lotes residenciais abrigavam diversas famílias no mesmo espaço. Com o passar dos anos houve o inchaço populacional, dentro de uma área que não possuía ainda projeto de expansão territorial.

Em 1990, o então governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, instituiu um programa habitacional para a população de baixa renda, sendo implantados assentamentos em diversas cidades do Distrito Federal. O Decreto Nº. 13362 de 07 de agosto de 1991, publicado no DODF de 12/08/1991, declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, as glebas de terras de particulares e direitos de arrendamentos de chacareiros das fazendas “Sobradinho” e “Paranoazinho”, com a finalidade de dar continuidade ao programa de assentamento.

A área desapropriada foi de aproximadamente 177 hectares e foi objeto de um projeto especial de urbanismo elaborado pelo extinto Instituto de Planejamento Urbano do Distrito Federal – IPDF. Foram destinados terrenos para lotes de uso misto-comercial/residencial, residencial unifamiliar e comercial, serviços e institucional. Também faz parte de Sobradinho II o Setor de Mansões, uma área com diversos condomínios.

Indicações – O deputado Lira lembra que ao longo dos últimos anos apresentou diversas indicações ao Governo de Brasília para a execução de obras e serviços destinados a tornar Sobradinho II cada vez melhor para seus moradores. Entre essas indicações destacam-se as que pedem a construção de Posto de Saúde, de Creche, de Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e de Parque Infantil na Vila Buritizinho; a implantação de postos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na cidade, além da construção da Delegacia de Polícia.

“A população de Sobradinho II merece viver com toda a dignidade e segurança, contando com todos os equipamentos públicos à sua disposição. Da minha parte, tenho feito e sempre farei tudo ao meu alcance para que isso aconteça”, garante Lira.

José Coury Neto///  Foto: Lira ///Comunicação Social – Câmara Legislativa

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário