Junho Violeta: campanha faz alerta sobre violência contra idosos


Agressões psicológica, financeiras e negligências são as mais comuns 

Junho é um mês dedicado à conscientização da violência contra os idosos. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para combater todas as formas de agressão cometidas contra pessoas com mais de 60 anos. Do início de março ao começo de junho, o Disque 100 recebeu 474 casos de violações de direitos da pessoa idosa no Distrito Federal. Somente neste período, o número chegou à metade das denúncias de todo o ano passado, que fechou com 989 ocorrências. 

Na avaliação do especialista em segurança pública e privada Leonardo Sant’Anna, esses casos podem ser ainda maiores, pois tratam-se de crimes subnotificados. “Estima-se que o número da violência contra o idoso seja muito maior. Isso acontece por vários motivos: vergonha, medo da retaliação e ainda pior: o envolvimento de filhos e familiares nesse tipo de crime”, explica. 

Um levantamento Central Judicial do Idoso (CJI), do Tribunal de Justiça (TJDFT) identificou que as agressões mais comuns em 2019 foram psicológica (26%), seguida de negligência (23%), violência financeira (22%), agressão física (15%) e abandono (13%). A mesma pesquisa também revelou que as mulheres são as maiores vítimas e também que as agressões, na maioria das vezes, são cometidas pelos próprios filhos. Também é comum, em uma mesma denúncia, ocorrer mais de um tipo de violência.

O especialista em segurança faz um alerta em relação aos tipos de agressões contra idosos: 

Violência psicológica

Xingamentos, intimidações verbais, gritos e humilhações também figuram como crime. “Essas são as agressões verbais ou gestuais que aterrorizam, humilham e restringem a liberdade dos idosos”, ressalta Leonardo Sant’Anna. 

Abuso financeiro 

Desviar bens, dinheiro ou benefícios de idosos também são formas de violência. 

Negligência e abandono 

Idosos precisam de atenção, cuidado e acompanhamento médico. A falta de assistência pode prejudicar a saúde e bem estar das pessoas com mais de 60 anos. 

Violência física

Sendo o extremo dos abusos, a agressão física traz sofrimento e pode até mesmo matar o idoso. É dever de todos zelar pela dignidade e não permitir que o idoso sofra qualquer tratamento desumano ou violento. 

Vítimas de golpe 

A violência contra os idosos também apresenta outra face cruel: eles são as maiores vítimas de golpes e estelionatos. “ Os idosos nutrem valores morais e pessoais que as fazem acreditar que não serão enganadas e todos são ‘do bem’. Tornam-se presa fácil para os golpistas que usam o subterfúgio da insistência para tirarem proveito”, conclui o especialista. 

Denuncie

Caso você presencie qualquer tipo de violência contra o idoso, pode denunciar pelos seguintes meios:

  • Disque 100
  • Disque 162 – Ouvidoria do GDF

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário