Exposição de obras de arte Itinerarte Ralfe Braga

Depois do sucesso no Paranoá e Varjão, o artista visual Ralfe Braga convida o público em geral para a abertura de sua exposição ItinerArte, que tem o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Distrito Federal. O evento de abertura da exposição será realizado no dia 07 de março deste ano, a partir das 09:00 horas, na Escola Classe Sede da Fercal. Inicialmente o artista irá expor para 200 alunos, convidados especialmente para a abertura do evento. 

Essa mesma exposição foi realizada, no ano passado, em duas Escolas Públicas, localizadas no Paranoá e Varjão, para cerca de 1700 alunos, contemplando assim uma parcela da população quase sempre excluída dos programas culturais.

Mas por que expor em escolas públicas? A resposta é simples, diz o autor: 

 A principal motivação que norteia a ItinerArte é contar com a possibilidade de utilizar as artes plásticas como instrumento de inclusão social, pois os alunos de escolas públicas são os mais desprovidos desse tipo de atividade cultural.  Quem sabe num futuro próximo teremos contribuído para que inúmeros jovens tenham se descobertos grandes artistas?

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

Serão expostas vinte obras inéditas sendo cinco originais em tinta acrílica e quinze gravuras (Fine Art) criadas em plataforma digital.

Na criação das obras de arte foi pensada uma temática que pudesse ser abrangente, profunda e que refletisse poeticamente a ideia da exposição ItinerArte. Assim, foi criada a linha curatorialqueenvolve obras que nos conduzem a: Uma viagem introspectiva à imagem do imaginário, ligando o mágico ao cotidiano da cidade de Brasília.

Na ItinerArte, Ralfe Braga embarca numa viagem poética profunda dentro do ser. No seu imaginário cria a imagem do invisível, cria o sonho, cria a obra do artista onde surge o momento mágico, o belo, o encanto, o surpreendente da vida, o cotidiano de um lugar, a cidade mágica de Brasília. Tudo isso traduzido em cores, movimentos incessantes de pincéis, moldando a criação das obras de arte que farão parte da exposição.

SOBRE O AUTOR DA EXPOSIÇÃO

Ralfe Braga, artista visual, ilustrador, designer gráfico e diretor de arte, nasceu no ano de 1959, na cidade de Macapá, antiga Nueva Andaluzia, nome dado pelo rei Carlos V da Espanha, em 1544, que hoje é a capital do estado do Amapá. No ano de 1979, com 19 anos de idade, saiu da sua cidade natal e migrou para a nova Capital. Brasília foi a cidade em que iniciou a sua carreira artística. É formado em Educação Artística, com Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes de Brasília.  Pós-Graduação em Artes Visuais/ Cultura&Criação pela Faculdade SENAC.  O artista já fez inúmeras exposições na cidade de Brasília e de Macapá. A primeira exposição ocorreu na sala FUNARTE, em março de 1986, quando do lançamento do livro de poemas Amor Caipirano, cuja capa tem a sua autoria. Nesse evento foram expostas gravuras em nankin preto e branco e aquarelas. Daí por diante, outras belas exposições vêm sendo realizadas ao longo do tempo, com a presença significativa de público. Poderíamos pontuar a exposição individual ao ar livre de painéis adesivados de 16 obras de arte, realizada no Estádio Nacional Mané Garrincha, no ano de 2013, correspondendo a mais de 2 km, expostas na fachada interna do estádio.Destaca-se também a exposição permanente de painel (de 81×3 m) no Aeroporto JK de Brasília.Perguntado qual seria o próximo sonho, ele respondeu que seria expor várias obras por quilômetros, tendo como sala de exposição o cerrado, onde as árvores serão os cavaletes que vão expender, ao ar livre, as suas telas. As obras de arte farão parte do esplêndido cenário, que margeia o caminho da DF 01, no coração da Chapada da Contagem. Parte desse sonho já foi realizada quando expôs Mandalas, no mês do Cerrado, na chácara Trilha do Calango, localizada no Lago Oeste, que fica na região de Sobradinho, ocorrida em setembro deste ano. Depois de realizar o sonho dessa fascinante exposição, que magia Ralfe Braga tem a nos revelar? Vamos esperar para saber qual a alquimia que o artista tem para nos encantar.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário