IESB sedia premiação do 28º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 19º do Distrito Federal

Evento será realizado no dia 8/12, no auditório do IESB Campus Asa Sul, com a participação de estudantes pesquisadores e convidados

O Centro Universitário IESB será sede da premiação do 28º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 19º do Distrito Federal. O evento será realizado no dia 8 de dezembro, às 15h, no auditório do IESB, Campus Asa Sul (614 Sul). Haverá transmissão pelo Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=uNxCQR2xC3E

Nesta edição, estudantes de oito instituições de ensino superior do Distrito Federal e Entorno participam do evento com pesquisas de iniciação científica em diferentes áreas do conhecimento. No total, 2.527 trabalhos foram apresentados entre os dias 9 e 11 de novembro, em três diferentes temas: Saúde e Vida, Artes e Humanidades e Exatas e Engenharias. Os estudantes explicaram suas pesquisas a avaliadores, responsáveis por escolher os melhores trabalhos para premiação.

Além do IESB e UnB, participam do evento a Universidade Católica de Brasília (UCB), o Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), os institutos federais de Brasília (IFB) e de Goiás (IFG), a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

O Diretor do Programação de Iniciação Científica (Proic) da UnB, Sérgio Granemann, ressaltou a importância da aproximação entre as instituições para a consolidação de redes científicas. “Tanto politicamente quanto institucionalmente nós ganhamos força ao nos unirmos. Esse intercâmbio de experiências entre alunos, docentes e faculdades pode resultar em parcerias e permite maior visibilidade para o que é produzido. Uma grande rede de pesquisa“, disse Granemann.

Reitor do IESB, o professor Luiz Cláudio Costa enfatizou o impacto da iniciação científica entre os estudantes. “Estamos muito felizes em receber este importante evento. A função da iniciação científica é justamente promover a troca de conhecimentos e networking. É colocar o aluno da graduação em contato com diferentes aprendizados de técnicas e métodos, passando pelas diversas etapas do processo de pesquisa, como coletar e tratar dados, até os detalhes finais de divulgação dos resultados. A iniciação científica também estimula a inovação, a criatividade, cria bases para uma educação continuada em nível de pós-graduação e impacta o desenvolvimento profissional ao aliar teoria e prática, metodologias que executamos desde a fundação do nosso Centro Universitário”, afirmou o professor.

Com o apoio da Cátedra UNESCO sobre Desafios Sociais Emergentes, desde o início, o IESB tem se preocupado em incentivar a pesquisa por meio de bolsas de iniciação científica, não somente disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), mas também com recursos próprios da instituição. “Isso porque acreditamos que as pesquisas científicas têm um grande valor para a academia e podem transformar a sociedade. Por meio delas, desenvolvemos tecnologias, solucionamos problemas e contribuímos por uma melhor qualidade de vida ao propormos melhorias e inovações para o desenvolvimento”, completou a professora Eda Machado, fundadora do IESB e diretora da Cátedra Unesco na instituição.

Aluna do 9º semestre do curso de Psicologia no IESB, Tereza Kroll é uma das participantes da iniciação científica. Durante o evento, ela apresentou a pesquisa “As novas configurações familiares geradas pela pandemia da Covid-19 e seus impactos psicossociais”, trabalho orientado pelo professor Aldry Sandro Monteiro. “O evento está sendo uma excelente oportunidade para eu apresentar os resultados e, no caso da minha pesquisa, divulgar essa mensagem tão importante dos impactos decorrentes das perdas pela Covid-19”, disse a estudante ao reforçar a importância da produção científica na graduação. “A prática da pesquisa nos traz muitas reflexões sobre a atuação profissional. É muito válida para o conhecimento, como também para o futuro de uma carreira acadêmica, a qual pretendo seguir por meio de um mestrado. A pesquisa me deu preparo para essa nova etapa e o apoio do IESB é fundamental”, avaliou Tereza.

O cenário da produção científica no Brasil

Tudo isso faz da Iniciação Científica tal como é produzida no Brasil, inovadora. Atualmente, o país está em 13º no ranking mundial de produção científica. Em números, segundo dados consolidados pelo Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a produção brasileira de artigos cresceu 32% em 2020 em relação a 2015, mesmo com tantos desafios. No mesmo período, a produção global de artigos cresceu 27,1%. “Ou seja, estamos no caminho certo, mas precisamos continuar estimulando novas pesquisas. Por isso, um evento de premiação como este, que fortalece a nossa educação e a ciência em rede é fundamental”, concluiu o reitor do IESB.

Serviço

Cerimônia de Premiação do 28º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 19º do DF

Data: 8 de dezembro

Horário: às 15h

Local: Auditório do IESB, Campus Asa Sul (614 Sul).

Evento aberto ao público.

Transmissão ao vivo pelo Youtube no link:

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário