Saiba o que abre e o que fecha no Dia do Trabalho

Veja os serviços e as possibilidades de descanso e lazer que vão estar à disposição da comunidade em todo o Distrito Federal nesta segunda-feira (1º/5)

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Em 1º de maio é celebrado o Dia Mundial do Trabalho em mais de 80 países. A data foi criada em reverência a trabalhadores dos Estados Unidos mortos em manifestações que exigiam a redução da jornada de trabalho, à época cumprida em 14 desgastantes horas diárias.

O Metrô-DF vai atender à população no Dia do Trabalho com horário de funcionamento igual ao de fim de semana: das 7h às 19h | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Para aproveitar o descanso nesta data, a Agência Brasília elaborou uma relação dos horários de funcionamento de vários setores do DF durante o feriado de segunda-feira (1º/5).

– Metrô
O funcionamento do Metrô-DF na segunda-feira será das 7h às 19h.

– Ônibus
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que, na segunda-feira, os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo circularão com tabela horária de feriado, que é igual à de domingo.

– Trânsito
Em 1º de maio, não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os servidores que atuam na educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

As operações de mobilidade, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o Viaduto de Samambaia e no Viaduto do Pistão Sul, e na BR-070 também não serão realizadas.

Já o Eixão do Lazer, na DF- 002 (Eixo Rodoviário), segue  normalmente, sendo fechado para o fluxo de veículos entre as 6h e as 18h.

As fiscalizações da DF Legal vão ocorrer normalmente, mas os Núcleos de Atendimento estarão fechados na segunda-feira (1º) | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

– DF Legal
Os núcleos de atendimento da secretaria não vão funcionar, mas a fiscalização ocorre normalmente.

– Saúde
Prontos-socorros e emergências funcionam normalmente no fim de semana e no feriado do Dia do Trabalho. No sábado (29), haverá vacinação contra covid-19, influenza e outras doenças.

Os serviços de emergência da Secretaria de Saúde (SES) vão funcionar normalmente ao longo do fim de semana e no Dia do Trabalho. Haverá vacinação contra covid-19, influenza e outras doenças neste sábado (29). Na segunda, unidades sem atendimento de emergência estarão fechadas.

Samu – Atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Hospitais e UPAs – As emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) atendem de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Casa do Parto – A Casa de Parto de São Sebastião funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Vacinação – No sábado (29), a população poderá se vacinar contra a covid-19, gripe e outras doenças em 25 locais, com destaque para o evento GDF Mais Perto do Cidadão, na Estância Mestre d’Armas, em Planaltina. Suspenso no domingo (30) e na segunda-feira (1º), o serviço retornará na terça-feira (2). Confira os pontos abertos a cada dia e as regras para tomar cada imunizante.

As emergências dos hospitais e UPAs funcionam ininterruptamente no fim de semana e feriado | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Unidades básicas de saúde (UBSs) – As UBSs que abrem no sábado funcionarão normalmente no dia 29. Não haverá atendimento no domingo e na segunda-feira. Saiba mais sobre o atendimento e quais as UBSs com horário ampliado.

Caps – As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta ao longo do fim de semana e do feriado. Os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem sábado, domingo nem segunda-feira . O atendimento volta na terça-feira (2/5). Confira a lista de endereços e horários de funcionamento.

Farmácias de alto custo – No sábado, o atendimento será das 7h às 12h. Na segunda-feira, estarão fechadas, retornando na terça, das 7h às 19h.

Doação de sangue – A Fundação Hemocentro de Brasília estará fechada no domingo e na segunda-feira. No sábado, o funcionamento é normal, das 7h15 às 18h. O agendamento permanece obrigatório e pode ser feito pela internet ou pelo telefone 162.

Hvep – O Serviço Veterinário Público (Hvep) estará fechado para atendimento no feriado e voltará a funcionar normalmente na terça, das 7h30 às 17h. A internação para os animais já hospitalizados vai continuar funcionando.

Entre as opções de cultura e lazer na segunda-feira, a Biblioteca Nacional vai estar aberta ao público das 8h às 14h | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

– Cultura e lazer
Na segunda-feira, o Jardim Zoológico  preparou uma programação especial com atividades recreativas, banda musical, DJs, atendimentos nas unidades móveis da Carreta da Mulher e Carreta da Odontologia. As atividades vão ocorrer em diversos pontos do zoo, das 9h às 17h.

‌Estarão funcionando normalmente: 
→Jardim Botânico, das 9h às 17h
→Biblioteca Nacional de Brasília, das 8h às 14h
→Museu Vivo da Memória Candanga, das 9h às 17h
→Museu de Arte de Brasília, das 10h a 19h

‌Estarão fechados:
→Centro Cultural Três Poderes – Museu da Cidade, Espaço Lucio Costa e →Panteão da Pátria
→Espaço Oscar Niemeyer
→Complexo Cultural de Samambaia
→Centro de Dança
→Eixo Cultural Ibero-Americano
→Espaço Cultural Renato Russo
→Biblioteca Pública de Brasília
→Centro Cultural de Planaltina
→Memorial dos Povos Indígenas
→Museu Nacional de República

Todas as unidades de conservação do Instituto Brasília Ambiental vão abrir neste fim de semana e na segunda-feira, inclusive o Parque Ecológico de Águas Claras, que atenderá o público das 5h às 22h | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

– Parques
O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente na segunda-feira.

Horários de funcionamento dos parques
→Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias, das 5h às 22h
→Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias, das 6h às 20h
→Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias, das 8h às 18h
→Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias, das 6h às 20h
→Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias, das 6h às 20h
→Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias, das 6h às 22h
→Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias, das 6h às 22h
→Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias, 6h às 20h
→Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias, das 7h às 18h
→Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias, das 6h às 22h
→Parque Ecológico Olhos d’Água: aberto todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h. Portões laterais, das 6h às 18h.

– Forças de segurança
A Secretaria de Segurança Pública (SSP)  informa que o funcionamento das forças de segurança e a Defesa Civil no feriado do Dia do Trabalho se dará da seguinte forma:

A PMDF terá esquema especial de atuação nos eventos e pontos turísticos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

PMDF – A Polícia Militar do Distrito Federal trabalha diuturnamente para garantir a segurança do Distrito Federal. A PMDF estará, ainda, com esquema especial nos eventos e pontos turísticos do DF na segunda-feira.

CBMDF –  O serviço de emergência do CBMDF funcionará 24 horas, ininterruptamente.

PCDF – Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. Também funcionam 24h as duas delegacias de atendimento à mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Centrais de Flagrante as seguintes unidades – 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

Defesa Civil – Atendimento em regime de plantão. Equipes de técnicos plantonistas estarão à disposição todos os dias, 24h. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar os serviços pelos telefones 193 ou 199.

As equipes de manutenção da Caesb trabalharão em regime de plantão durante todo o período de fim de semana e feriado | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

– Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não terá expediente administrativo na segunda-feira. No entanto, as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O Portal de Atendimento, o App, a Agência Virtual, o Site e a Central 115 funcionam ininterruptamente.

– Restaurantes comunitários
Todas as unidades estarão fechadas na segunda e retomam o funcionamento normal na terça.

– Unidades socioassistenciais
As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechados neste feriado, voltando a atender normalmente na terça-feira.

Os dois centros Pop funcionam na segunda, das 7h às 17h. A Unidade de Proteção Social (UPS) 24h e as unidades de acolhimento, o Alojamento Provisório de Ceilândia, as casas de passagem e os abrigos para idosos, crianças e adolescentes funcionam normalmente, 24h.

– Justiça e Cidadania
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) informa que não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta na segunda-feira. As unidades do Na Hora, Procon, Conselho Tutelar, Centro Integrado 18 de Maio e núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados.

Leia também

Vila Planalto pronta para comemorar aniversário de 66 anos

Samambaia ganha unidade do Pró-Vítima

Parceria oferece serviços jurídicos e de saúde no Núcleo Bandeirante

Demandas urgentes serão atendidas pelos seguintes contatos:
→Conselhos tutelares: telefone 125;
→Centro Integrado 18 de Maio: (61) 98314-0636, das 8h às 20h;
Programa Pró-Vítima: (61) 98314-0620, em regime de plantão.

– Limpeza urbana
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que as unidades operacionais funcionarão normalmente na segunda-feira. Estarão em operação, em regime de plantão, a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRR), transbordos e gerências de limpeza. Os papa-entulhos também permanecem abertos para receber descartes e restos de obras da população. As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal. Confira os dias e horários.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário