Zé Vaqueiro é uma das atrações da Festa do Morango, que começa nesta sexta, 1°

Foto: Facebook/Divulgação

Evento de gastronomia, floricultura, artesanato e exposição agropecuária também terá parque de diversões e shows de artistas nacionais

Começa nesta sexta (1°/9), às 18h, a tradicional Festa do Morango, em Brazlândia. A 27ª edição do evento traz grandes nomes do sertanejo, como Zé Vaqueiro e Naiara Azevedo. O evento é gratuito e vai de 1º a 3 de setembro e de 6 a 10 do mesmo mês, na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag). A expectativa de público é de 500 mil pessoas nos oito dias de festa.

Participarão da festa cerca de 40 produtores da cidade que irão comercializar a fruta e produtos derivados, como geleias, cucas, tortas, doces, sucos, sorvete, licor e até chope. A programação também reúne palestras técnicas, exposição e comercialização de flores e plantas, fazendinha e parque de diversões.

O tradicional Passeio Ciclístico do Morango será no domingo (3/9), com concentração às 8h30 na Casa do Turismo, com destino à Arcag.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do link disponível no instagram da Administração de Brazlândia: @admbrazlandia. No período de 3 a 10, interessados em comprar a fruta in natura no evento também vão poder participar do Colha & Pague.

Dentre as atrações musicais, estão confirmados shows de Nadson o Ferinha (sexta, 1°), Jefferson Moraes (sábado, 2), Naiara Azevedo (domingo, 3), Vitor & Luan (quarta, 6), Matheus Fernandes (quinta, 7), Léo & Raphael (sexta, 8), Akatu (sábado, 9) e Zé Vaqueiro (domingo, 10). O horário previsto para início dos shows é 23h, com possibilidade de alteração.

Fruta em números

De acordo com o Relatório de Atividades Agropecuárias da Emater-DF, a produção de morango em todo o DF, em 2022, chegou a mais de seis mil e quinhentas toneladas (6.517,13) produzidas por 407 produtores rurais numa área cultivada de 179 (cento e setenta e nove) hectares, incluindo os cultivos orgânico e convencional. Brazlândia, que lidera o ranking, foi responsável por 6.323,88 toneladas.  

O valor bruto da produção (VBP), em 2022, foi de mais de R$ 115 milhões. A estimativa para 2023 é de alcançar as 7 mil toneladas. A área cultivada da fruta em Brazlândia é de 313,6 hectares onde conta com a colaboração de 123 produtores.

A Festa do Morango é uma iniciativa da Arcag, Instituto Rosa dos Ventos e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF). O evento tem o objetivo de incentivar o comércio e o turismo local, e conta com apoio da Administração Regional de Brazlândia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; secretarias de Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Polícia Militar (PMDF).

Serviço:
27ª Festa do Morango de Brazlândia
Data:  De 1º a 3 de setembro (sexta a domingo) e de 6 a 10 de setembro (quarta a domingo)
Hora: 18h às 2h (dias 1º, 6 e 8) e das 10h às 2h (demais dias).
Local: Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag)
Endereço: BR-080, km 13 – Brazlândia
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Instagram: @festadomorangodebrasilia
Informações: 61 9 8424-8537

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário