ObservaDF: nova pesquisa da UnB apresenta dados sobre a percepção da segurança no Distrito Federal 

Segundo os dados, 63% da população da capital percebeu aumento da criminalidade no último ano  

O Observatório de Políticas Públicas do DF (ObservaDF) apresenta mais uma pesquisa inédita sobre a “Criminalidade e percepção sobre segurança pública no Distrito Federal“. O foco do estudo é trazer um panorama sobre a situação da segurança no Distrito Federal, com o detalhamento territorial em grupos de Regiões Administrativas (RA). Nesta etapa do estudo, foram ouvidas 1.001 pessoas residentes da capital, durante maio de 2023. 

Segundo os dados do ObservaDF, a população tem mudado hábitos em decorrência do medo. A pesquisa aponta que 90% evitam locais com pouca circulação de pessoas ou desertos. 

Ainda, de acordo com o estudo, 70% dos entrevistados também evitam locais muito movimentados.  Já em relação à diversão, 78% preferem não sair à noite e 70% não frequentam lugares que há venda de bebida alcoólica. 

De acordo com Frederico Bertholini, professor e pesquisador que liderou o estudo, os números variam de acordo com os grupos de RAs, em uma relação inversa aos níveis de renda. “Quanto menor a renda, mais elevadas as taxas de incidência de criminalidade”, explica.

O estudo traz uma análise das atitudes e comportamentos da população em resposta à sensação de insegurança. “Destaca-se a adoção de medidas de autoproteção, como evitar locais específicos, reduzir saídas à noite e evitar transporte coletivo, que impactam tanto a mobilidade quanto a vida social das pessoas. Além disso, a pesquisa aponta para uma preocupante realidade de assédio e ameaças, especialmente entre grupos de gênero. O panorama apresentado revela a complexidade do desafio que o GDF enfrenta para garantir um ambiente seguro para seus cidadãos”, afirma Bertholini.   

Pesquisadores

A equipe do ObservaDF conta com os pesquisadores: Lúcio Remuzat Rennó Junior, Ana Maria Nogales Vasconcelos, Andrea Felippe Cabello, Frederico Bertholini e Guilherme Viana.

Todas as informações sobre a nova pesquisa estão disponíveis no site oficial do ObservaDF (www.observadf.org.br). 

ObservaDF 

Informações: www.observadf.org.br

Siga no Instagram: @observadf

Live pode ser assistida pelo canal: https://www.youtube.com/@observadf

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário