Passeio turístico pela capital celebra o Dia da Consciência Negra

O tour Brasília Negra será realizado neste sábado (18), com visita a oito pontos turísticos ligados à cultura e memória afrodescendente da capital

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) está proporcionando o tour Brasília Negra, em parceria com a agência Me Leva Cerrado e a plataforma de afroturismo Guia Negro.

O ponto de encontro para o tour é a Praça Zumbi dos Palmares, no Conic (SDS), no próximo sábado (18), a partir das 9h30. Passando por oito atrativos turísticos de Brasília, como a Praça Marielle Franco, o passeio é guiado abordando temas ligados a personalidades negras, religiosidade afrobrasileira, culturas e histórias negras da capital.

O tour Brasília Negra foi feito pela primeira vez em novembro de 2022 e é disponibilizado todos os meses, aberto para empresas interessadas e instituições de ensino | Fotos: Divulgação

“Brasília é uma cidade rica em cultura e tradição. A história da cultura negra está enraizada em Brasília desde a criação da capital. Este tour é uma oportunidade de celebração e valorização, por meio do turismo, no Dia da Consciência Negra, e a Setur apoia ações e projetos que engrandecem e resgatam a história da cidade”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

O tour Brasília Negra foi feito pela primeira vez em novembro de 2022 e é disponibilizado todos os meses, aberto para empresas interessadas e instituições de ensino. Atualmente, tem a duração de quatro horas e o transporte é feito por van ou ônibus, dependendo da quantidade de participantes, que varia entre 15 e 17 pessoas.

“Quando eu visitava um ponto turístico, sempre perguntava qual era a história negra daquele lugar e as pessoas não sabiam me dizer. Comecei a pensar ‘será que Brasília não tem uma história negra?’ E o projeto foi criado a partir daí”, explicou a guia de turismo Bianca Daya, idealizadora do projeto.

Outro lado da história

O passeio também desempenha um papel antirracista, conscientizando a população sobre a participação negra na história da cidade. Para Bianca, um tour baseado em afroturismo, feito por uma pessoa negra e contando sobre essa cultura, com saberes e sabores, proporciona um novo formato de vivência que gera empatia por outras pessoas.

Atualmente, o passeio tem a duração de quatro horas e o transporte é feito por van ou ônibus, dependendo da quantidade de participantes, que varia entre 15 e 17 pessoas

“A gente consegue falar sobre racismo, mostrando que a população negra atuou e atua em outros espaços que não nas obras ou construção de prédios. As pessoas passam a enxergar um outro lado da história que não foi contato”, observa.

Para o tour de sábado ainda há vagas disponíveis. O passeio custa R$ 120 por pessoa, valor que inclui transporte, guia e água no veículo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla, mas também há a possibilidade de pagamento por pix.

Na edição do dia 18, serão cobrados R$ 200 a cada duas pessoas. As inscrições ficam abertas até sexta (17)  ou até acabarem as vagas, que são abertas a todos os públicos.

“O convite é para a população como um todo, temos uma narrativa que abraça todas as idades e públicos. É um passeio educativo, sutil, leve e divertido, para que as pessoas agucem o senso crítico e adquiram um novo olhar sobre a cidade, porque com a correria do dia a dia a gente deixa de ver e conhecer a história da própria cidade”, reforça a guia.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário