ARTE NA PRAÇA VI ///Sexta temporada do Projeto encerra-se com muito axé e samba

José Edmar Gomes

As Bandas Requebrart e Família Samba 10 vão animar a festa de encerramento de 2023 e da sexta temporada do ARTE NA PRAÇA, neste sábado 30 de dezembro, na Praça das Artes Teodoro Freire, no centro tradicional de Sobradinho.

O cantor e dançarino Xande (Carlos Alexandre) e os músicos da Requebrart vão apresentar o melhor do axé da Bahia e a Família Samba 10, o melhor do samba carioca. Ou seja, será uma festa cheia de alegria para iniciarmos a virada do ano com muita energia.

Sábado passado, na antevéspera do Natal, já ocorreu uma festa linda, com a praça iluminada por luzes de todas as cores e motivos alusivos à data.

Apesar da chuva, muito comum nesta época, os cantores Rhuan Filipe e Arlon Victor e um grupo de dançarinas do Espaço Cultural Karol Thayná deixaram a noite ainda mais bonita.

A noite do próximo sábado volta a contar com a beleza e charme da professora Karol Thayná, a dançarina campeã de dança do ventre no Brasil e suas alunas, que se apresentarão, a partir das 20h, no intervalo dos dois shows.

Além das atrações musicais e danças, outra opção do ARTE NA PRAÇA é visitar a Feira de Artesanato, que oferece roupas da moda, brechós, produtos manuais, utensílios domésticos e plantas ornamentais e frutíferas.

As barracas da Praça de Alimentação servem refrigerantes, cervejas com e sem álcool, sanduíches, caldos, churrasquinho, peixe e comidas diversas, a preços convidativos, a partir das 17h.

O ARTE NA PRAÇA é um convênio entre a Associação ARTISE de Arte, Cultura e Acessibilidade e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, com apoio da Administração Regional de Sobradinho, objetivando oferecer cultura e lazer gratuitos à população do DF.

Esta sexta temporada do Projeto foi coroada de êxito, pois foi prestigiada por um público enorme, que cresceu à medida em que a qualidade das atrações era reconhecida.

A diretoria da ARTISE, ao tempo em que agradece os órgãos públicos e a todos que colaboram com o Projeto, atribui este sucesso ao esforço coletivo de sua equipe e à natural vocação artística de Sobradinho, que abriga número considerável de músicos, pintores, teatrólogos e cineastas dispostos a compartilhar suas habilidades com a população.

FAMÍLIA SAMBA 10

Há 20 anos, Everaldo Barreto Santiago Neto (o Neto) reunia seus amigos, numa residência da Quadra 10 de Sobradinho, para jogar conversa fora, cerveja pra dentro e fazer uma rodinha de samba. Foi lá que tudo começou.

Depois de várias formações, Tiago Acioli (violão), Cristiano (pandeiro), Rafa Lima(cavaco), e Everaldo Neto (tantan e vocal) compõem a atual formação do Samba 10, que toca em bares, casas noturnas e onde mais for possível.

Apesar da formação do grupo ter mudado ao longo tempo, o nome Samba 10 permaneceu, em homenagem à quadra onde todos que iniciaram o grupo moravam.

Depois de 20 anos de atividade, o grupo virou uma família: a Família Samba 10, que vai trazer muita ginga, samba no pé e o melhor repertório do gênero para as famílias e amigos que comparecerem à Praça das Artes, no sábado 30, às 19h.

Sempre se reinventando para atender o mercado, o grupo faz de tudo em se tratando de samba e vai mais além, se precisar e o cliente pedir.

Seus shows são uma mescla de pagode e partido alto. Sem esquecer nomes da velha guarda, como Benito de Paula, cujas composições ocupam generoso espaço. Além de Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, é claro.

Mas, o repertório do Samba 10, também está antenadíssimo com o samba de Brasília e tem na pauta músicas do grupo Menos é Mais, que alcançou sucesso nacional e tem em sua formação Paulinho Félix, que saiu exatamente do Samba 10.

Então, pode-se supor que o público vai acompanhar, no show da Praça,  um espetáculo baseado em Jorge Aragão, Benito de Paula, e no Homem de Xerém, mesclado com o pagode da nova rapaziada.

 “Agente sempre faz um bloco com músicas do Benito, porque a música dele é um das mais pedidas nos nossos shows. Sinal de que o compositor paulista permanece nos corações do Brasil, assim como os cariocas, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho”, observa Neto. 

O Samba 10 pode se vangloriar do público que tem em Sobradinho. Logo no início de sua atividade profissional, milhares de pessoas o aplaudiram, no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, numa apresentação pelo aniversário da Cidade.

A história se repetiu nas comemorações do 15º aniversário do grupo, no Centro de Tradições Populares, cujo pátio recebeu novamente milhares de pessoas. Sinal de que a estrela do Samba 10 sempre vai brilhar no céu de Sobradinho.

A Família Samba 10 promete algumas surpresas para o show do próximo sábado, na Praça. Mas não revela o que será, apenas garante que vai ter muito samba e pagode.  

BANDA REQUEBRART

A Requebrart foi fundada, em 1996, no Guará, por Carlos Alexandre que também é músico de uma corporação militar e ativista social. A banda é especializada em axé music e já participou de grandes eventos em todo o DF, Goiás e Bahia.

Na Copa do Mundo de 1998, por exemplo, a banda levou 15 mil pessoas ao Eixão do Lazer e 20 mil foliões ao carnaval de Campos Belos-GO. O mesmo ocorreu em Bom Jesus da Lapa e Porto Seguro, um dos berços do axé music.

A banda começou com sete músicos e se consolidou com dez profissionais: um baterista, três percussionistas, um saxofonista, um trompetista, um trombonista de vara, um contrabaixista, um guitarrista, um tecladista e um vocalista, além de dois músicos que fazem backing vocals.

Logo após a sua primeira apresentação, a banda caiu no gosto popular e foi convidada para grandes eventos, que viraram festa aos primeiros acordes do seu som contagiante.

A Requebrart se notabilizou no cenário nacional, a partir de suas apresentações em Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Bahia, onde caiu na graça dos baianos, que nem perceberam que a banda era de outro estado.

O mesmo ocorreu em suas apresentações em Goiânia, Goiás Velho, Luziânia e Campos Belos de Goiás, onde multidões dançaram ao som da banda brasiliense, como se ela fosse uma banda da Bahia.

No sábado, às 21h, vamos ter muito suingue axé, na grande festa de encerramento do Projeto ARTE NA PRAÇA e nas despedidas de 2023.

Vamos todos até lá!

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário