ARTE NA PRAÇA ///Sábado terá muito samba na praça central de Sobradinho

José Edmar Gomes

Depois de uma noite memorável, com muito rock’n’roll, sábado passado, na Festa da Independência, o “couro vai comer” na Praça das Artes Teodoro Freire, neste próximo sábado, 14 de setembro, com os shows de dois expoentes do samba: o Grupo Barracão do Samba e a banda carioca Assim de Repente, cujo vocalista é o sobradinhense Rodrigo Sampaio.

Este será o quinto evento do ARTE NA PRAÇA, que está levando milhares de pessoas à praça central de Sobradinho, onde as noites têm sido animadas por shows de qualidade, de variados estilos musicais.

Além da música, a programação oferece apresentações de dança do ventre, a cargo da especialista Karol Thayná; parque infantil e praça de alimentação; além de exposições de artesanato e feira/brechó.

Sábado, 14 de setembro, a festa começa às 19h, com o show do bonde do Barracão do Samba, projeto sobradinhense que vem resgatando o samba-raiz, formando novos músicos e plateias.

Em seguida, às 20h, será a vez da dançarina Karol Thayná e sua equipe dominarem a praça com belos números de dança do ventre, valorizados pela música árabe e figurinos deslumbrantes.

Para fechar a noite, o pagodeiro sobradinhense Rodrigo Sampaio e a banda carioca Assim de Repente assumem o palco apresentando as novidades do pagode, inclusive o recente sucesso Marra de gostosa.

O ARTE NA PRAÇA é desenvolvido pela Associação ARTISE de Arte Cultura e Acessibilidade, há seis anos, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Administração Regional.

ASSIM D’REPENTE/RODRIGO SAMPAIO

O sambista Rodrigo Sampaio tem um pé no DF e outro no Rio de Janeiro. Ele nasceu aqui, cresceu lá, voltou para cá, onde mora seu pai, Rodrigo Locutor; mas investe sua carreira artística na Cidade Maravilhosa, onde mora sua mãe. 

Ele é da nova geração do pagode e, atualmente, é vocalista do grupo carioca Assim de Repente, que tem base na Zona Oeste, mas percorre outras terras fluminenses; São Paulo e, agora, Brasília.

Sábado, Rodrigo Sampaio e o grupo carioca sobem ao palco da Praça das Artes, às 21h. No domingo, estarão no Estádio Augustinho Lima, onde vão abrir o show da banda fenômeno do pagode romântico, desde os anos 80, Raça Negra, às 21h.

Foi ainda no Rio, que sua vocação artística aflorou. Aos dez anos, Rodriguinho Sampaio fundou um grupinho de samba que dublava as bandas de sucesso da época.

Aos 17 anos, porém, ele decidiu se profissionalizar e se inseriu no mundo do samba e do pagode, onde vem brilhando e conquistando seguidores e seguidoras.

Aqui no DF, integrou alguns grupos, por pouco tempo e, ainda, relembra, com carinho, do primeiro deles, o Conquista, que começou se apresentando no aniversário de um amigo.

Dali, saltou para grupos importantes, como o Papel Machê e o Luz do Samba, mas optou pela carreira solo. Voltando ao Rio de Janeiro, porém, recebeu o convite para integrar a Assim de Repente, como vocalista.

“Aconselho a todos a não terem medo da mudança. Estou feliz com a minha escolha. O Rio de Janeiro me acolheu, com muito carinho. Aqui, acabei me casando e fazendo belos pagodes”, comemora o artista.

Ao lado da Assim de Repente, Rodrigo Sampaio vem conquistando espaço no mundo do pagode, a partir de trabalhos autorais da banda, que comemora o sucesso da música, Marra de Gostosa, com a participação (feat) do Grupo Clareou, que também brilha com o sucesso Marra de Durão.

BARRACÃO DO SAMBRA

O Projeto Barracão do Samba foi inaugurado por Jacson da Silva Lobato, no dia 09 de novembro de 2017, com objetivo de agregar os sambistas de Sobradinho e do DF, em torno de um movimento cultural, que valorizasse o samba-raiz, o samba de quintal e o pagode.

Dois dias depois, o grupo já fazia sua primeira apresentação, na Lounge Chopperia, na Quadra Central       de Sobradinho, onde tudo começou e não parou mais.

O Barracão tem como base os experientes sambistas Everaldo Sodré, Fernando, Jorge Maranhão e o próprio Jacson Lobato; mas, ao longo de  sua existência, vários talentos passaram pela banda e, hoje, brilham em outros grupos.

Prestes a comemorar seus sete anos de fundação, o Barracão vem de dezenas de shows, este ano. Os dois últimos, realizados no Santa Aldeia, do Setor de Mansões; e no Bar do Wagner, da Quadra 17, tiveram grande fluxo de público, causando impacto naquelas regiões.

O Barracão do Samba, apenas um ano após sua criação, recebeu, em 2018, reconhecimento profissional ao ser convidado para ser a estrela do Circuito Bambas da Boa, projeto da Ambev, que levou o grupo de Sobradinho a apresentações nas várias cidades do DF e no Plano Piloto.

 No mesmo ano, o Barracão apresentou-se no Minas Brasília Tenis Clube e no Clube da AABB.

Jacson Lobato, observa que, apesar de o Barracão ter formação recente, é composto por sambistas experientes que mostram muita competência em suas apresentações, empolgando o público.

Lobato é um sobradinhense histórico, que está envolvido com o samba daqui, há mais de 30 anos, inspirado no grupo Nascente do Samba, prata da casa, que ilumina os quintais da cidade, sempre acreditando na vocação artística da Cidade Serrana.

E é assim que o Barracão toca: com Sobradinho no coração e samba na veia.

SERVIÇO

Quinto evento da 7ª edição do Projeto Arte na Praça – Samba na Praça

Sábado, 14 de setembro de 2024, a partir das 19h

Praça das Artes Teodoro Freire de Sobradinho

Shows do Barracão do Samba (19h); da dançarina do ventre, Karol Thayná (20h)  e da Banda Assim D’Repente (21h)

Praça da Alimentação com opções variadas de comidas e bebidas

Parque Infantil

Entrada gratuita

Informações: 9 9904 9551 e 9 8585 6060                  

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário