Conheça o perfil dos novos dirigentes do GDF

 

 

 

GDF

 

 

Experiência é característica comum entre os nomes apresentados pelo governador

BRASÍLIA (2/1/15) – O governador Rodrigo Rollemberg anunciou, na tarde desta sexta-feira (2), nomes de novos dirigentes da equipe de governo. Entre os 13 apresentados, o engenheiro químico Maurício Luduvice assume a Caesb; a Terracap ficará sob comando de Alexandre Navarro; o engenheiro elétrico Francisco Santiago comandará a CEB; a arquiteta e urbanista Bruna Pinheiro chefiará a Agefis e o BRB terá como presidente Vasco Gonçalves. Leia os perfis dos anunciados:

 

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb): Maurício Luduvice

56 anos, nascido no Rio de Janeiro (RJ), residente em Brasília desde 1962. É engenheiro químico, Master of Science em Engenharia Ambiental e PhD em Engenharia pela Universidade de Newcastle Upon Tyne – Inglaterra. Atuou como consultor do Banco Mundial, BID e KfW. Foi projetista de estações de tratamento de água e esgotos no Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e no exterior – Peru, Iêmen, Dubai e Argentina. Foi assessor da diretoria e gerente de operações da Caesb. É o superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb.

 

Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap): Alexandre Navarro

48 anos, nascido em Marília (SP). Morador de Brasília desde 1982, é administrador de empresas formado pela UnB, especialista em Gestão Pública pela Enap, Processo Legislativo pela UnB e Direito Legislativo pela UFMS/Unilegis. No governo Lula, foi secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, chefe de gabinete do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), presidente do Conselho de Administração binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). No governo Dilma Rousseff, foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional e presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). É membro do Comitê de Especialistas em Administração Pública das Nações Unidas (Cepa), designado pelo secretário-geral, Sr. Ban Ki-moon (mandato de 2014-2017); presidente do Conselho de Administração Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP) e membro do Comitê Gestor do Centro de Categoria 2 do sistema Unesco (Hidroex/Unesco).

 

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB): Jean Marcel

40 anos, nascido em São Bernardo do Campo (SP). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2000-2001) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Buenos Aires (UBA) (2004-2007). Diplomata de carreira há 15 anos. Serviu na embaixada brasileira em Buenos Aires (2004-2007) e trabalhou com temas econômicos na embaixada brasileira em Washington (2007-2010). Dirigiu o Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do Ministério do Turismo (2013-2014). Participou do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do grupo de elaboração do Programa de Governo do pré-candidato Rodrigo Rollemberg. Foi candidato a deputado federal pelo PSB-DF e cooperou com a equipe de transição de governo na área de desenvolvimento econômico sustentável, com foco em comércio, indústria, serviço e turismo.

 

Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran): Antônio Fúcio

56 anos, nascido em Paineiras (MG). Vive há 50 anos em Brasília. Graduado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Economia pela Universidade do Minho em Portugal (1999). Tem especialização em Administração Financeira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi servidor público por 36 anos. Trabalhou como economista na Codeplan (1986-1988) e na Imprensa Nacional (1988-2002). Foi gestor no Ministério do Meio Ambiente (2002-2005). Trabalhou na assessoria especial da Casa Civil da Presidência da República e foi secretário-adjunto da Administração da Presidência (2005-2009). Foi auditor-geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) (2009-2014).

 

Companhia Energética de Brasília (CEB): Francisco Santiago

60 anos, nascido em Aracaju (SE). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Tem especialização pela Escola Nacional Superior de Eletricidade e Telecomunicações de Paris (1984). Por quatro anos, foi diretor do Departamento de Recursos Humanos e Engenharia da TeleBrasília. Foi vice-presidente de Operações da Brasil Telecom (2005-2008) e vice-presidente de Engenharia da Oi (2009-2011).

 

Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis): Bruna Pinheiro

47 anos, nascida em Brasília. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) com especialização em gestão pública. É servidora pública concursada da Agefis há 21 anos. Foi diretora de Fiscalização da Administração do Paranoá (1994-1998) e do Lago Sul (1998-2000). Foi assessora da Coordenadoria de Cidades (2009-2010), diretora de Planejamento da Agefis (2009-2010) e diretora-geral da Novacap (2010). Desde 2011, é subsecretária de Fiscalização de Obras Públicas da Secretaria de Obras.

 

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU): Eliana Kátia

59 anos, nascida em Pompéu (MG). Mora em Brasília desde 1997. Engenheira civil (Escola de Engenharia – UFMG) com especialização em saneamento básico (UFMG) e mestre em desenvolvimento sustentável (UnB). Foi empresária na área de consultoria em saneamento básico e superintendente de limpeza urbana em Belo Horizonte (93 a 97), Como oficial de projetos do Unicef idealizou a campanha Criança no Lixo Nunca Mais e o Fórum Nacional Lixo e Cidadania. Foi secretária nacional de parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004-2008), consultora do Ministério do Meio Ambiente na área de resíduos sólidos. Consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Valle. Diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Sessão DF. Atualmente, no Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), como assessora na área de resíduos sólidos.

 

Banco Regional de Brasília (BRB): Vasco Gonçalves

45 anos, nascido em Brasília. Formado em Administração e Comércio Exterior (Uneb) com pós-graduação MBA em Finanças no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Servidor do BRB há 22 anos, ocupou diversos cargos como o de diretor do Fundo de Pensão, diretor do BRB DTVM, superintendente de governo e de recuperação de crédito. Desde 2014, é superintendente de governo e recuperação de crédito.

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP): Ivone Rezende

Mineira, é professora associada da Universidade de Brasília (UnB) na área de zoologia, com mestrado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, e doutorado em Zoologia da fauna do cerrado. Foi diretora do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, coordenadora do programa de pós-graduação em ecologia e biologia animal da UnB. Vice-presidente da FAP.

 

Departamento de Estradas de Rodagem (DER): Henrique Luduvice

57 anos, nascido em Aracaju (SE), morador de Brasília desde 1962. É engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília (UnB). Foi diretor geral do DER (1995-1996) e secretário de Transportes do DF (1997-1998), quando participou da implantação do programa Paz no Trânsito do DF. Também foi secretário de Transporte e Trânsito em Sergipe (2001-2002), presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do DF, e presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). É engenheiro da Eletrobras/Eletronorte, onde é assessor para universalização de energia elétrica.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF): Argileu Martins da Silva

50 anos, nascido em Jequitinhonha (MG), morador de Brasília desde os 12 anos. Formado em Ciências Sociais com pós-graduação em Gestão Social, Profissionalização de Agricultores e Educação Rural. Foi secretário substituto da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2007-2014), diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2004-2014), membro do Conselho Assessor Externo da Embrapa Leite e Embrapa Milho e Sorgo; membro dos conselhos de administração da Emater-MG, Emater-DF, Emater-RN e IPA-PE, ex-diretor da Emater-MG. É secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa): Renato de Lima Dias

Engenheiro agrônomo formado na Universidade de Brasília com mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialização em Administração Rural, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi gerente de comercialização em cooperativas dos perímetros irrigados em Sergipe e Alagoas, consultor pelo IICA no Projeto Senador Nilo Coelho, Petrolina – PE; extensionista da Emater-DF (1993 a 2012), ocupando cargos de coordenador de Operações e gerente de Desenvolvimento Econômico.

 

Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab): Gilson Paranhos

59 anos, nascido em Pedregulho (SP). Morador de Brasília desde 1970. Arquiteto e urbanista (formado pela UnB). Diretor técnico da fábrica de argamassa da Terracap e da Fabrica de Equipamentos Comunitários em Salvador. Trabalhou com o arquiteto Lelé nos projetos dos hospitais Sarah, foi presidente do IAD distrital e nacional. Participou do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Cau) em 2010 e da assessoria parlamentar e institucional da presidência do Cau. Trabalhou com Lelé em projetos de moradia popular na Bahia. Participou do Conselho do Ministério das Cidades por seis anos.

 

Antes, já haviam sido anunciados os seguintes presidentes:

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF): Marcelo Dourado

56 anos, nascido em Salvador (BA). É formado em História pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi secretário de Turismo do Distrito Federal, secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), órgão do Ministério da Integração Nacional, e primeiro diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Como superintendente, foi responsável pela licitação dos trens que devem ligar Brasília a Luziânia e Goiânia.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap): Hermes de Paula

61 anos, nascido na Fazenda Sobradinho (DF). É engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em saneamento básico. Foi gerente do órgão técnico do BNH para saneamento básico em GO, DF, MT, RO, AC, AM e RR (1978-1985); secretário nacional de Saneamento Básico e Ambiental do Ministério do Desenvolvimento Urbano (1987-1988); assessor da Presidência da República para Assuntos de Infraestrutura na Faixa de Fronteira Norte-Oeste do Brasil (1988-1990); superintendente de Obras da Caesb (1992); secretário de Obras do Distrito Federal (1995-1998) e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde -2003). Foi ainda engenheiro do quadro da Caesb de 1985 a 2012, quando se aposentou. ( Gabriela Furquim e Paula Bittar)

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário