Diretor de Educação do Grupo Projeção, professor José Sérgio de Jesus, recebe no dia 19 de junho título de Cidadão Honorário de Brasília

Reconhecimento: Reitor do UniProjeção e Diretor de Educação do Grupo Projeção, professor José Sérgio de Jesus recebe no próximo dia 19 de junho o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Natural de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, José Sérgio chegou em 1985 à Capital da República, onde transformou sua vida e a de gerações de estudantes. CONHEÇA A HISTÓRIA.

“Prefácio”

A história do professor José Sérgio de Jesus,49, bem que poderia ser contada  pelo conhecido modelo descritivo de superação de dificuldades. Ocorre , porém, que a biografia de quem é hoje um dos mais respeitados executivos da Educação no Distrito Federal oferece bem mais que isso.  Natural de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, José Sérgio, ainda envolto pelas dúvidas, conflitos e incertezas de sua adolescência;  tinha 16 anos quando  chegou  em 1985 à Capital da República, onde transformou  sua vida e a de milhares de estudantes. Foi  frequentando as boas escolas públicas fincadas no solo desafiado por Juscelino,  que José  Sérgio  abraçou a oportunidade de se transformar e de transformar os outros pela educação. Foi a meritocracia  – e tão somente ela – que alavancou a história do menino de infância humilde que se tornou um “colecionador” de títulos acadêmicos.  Graduado em Ciências, Matemática, Direito, Administração, Filosofia e Pedagogia e ainda Mestre em Educação, ao olhar para trás, o sempre professor José Sérgio de Jesus  carrega a convicção de que a construção de sua cidadania brasiliense passou pelo banco das escolas que o transformaram em um transformador. No próximo dia 19 de junho, José Sérgio sobe  à mesa de honra do parlamento brasiliense para receber,  da  casa do povo do Distrito Federal, o Título de Cidadão Honorário de  Brasília.

Imagem da infância no interior de São Paulo: naquela época , quem poderia imaginar que Serginho seria reconhecido, um dia, como cidadão honorário da capital da país?

Meritocracia:  com graduações sequenciais, José Sérgio expandiu os horizontes do próprio conhecimento e preparou-se, durante anos a fio, para ir muito além

As mulheres de sua vida: a esposa Sunes e a mãe, Dona Célia. Apoio afetivo nos longos períodos de estudo e dedicação monástica ao conhecimento foi decisivo

Trajetória no Distrito Federal


Imagem icônica: Sérgio aprendeu muito e ensinou mais ainda, transformando a vida de gerações de estudantes em Brasília


Discurso de posse como primeiro Reitor do Centro Universitário Projeção: coroação de uma carreira erguida, “tijolo a tijolo”, no mérito


Encontro com o Rei da Espanha, Filipe VI, durante evento internacional de reitores em Salamanca:  o conhecimento espraiou as oportunidades  do menino de origem simples que desafiou a si mesmo

José Sérgio de Jesus chegou ao Distrito Federal em março de 1985, então com 16 anos. Vinha do interior do São Pualo, acompanhado dos pais, transferidos para a capital do país. No DF fez o Ensino Médio em escola pública, bem como cursou a sua formação superior em nível de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas, e iniciou a carreira profissional como servidor público da antiga Fundação Educacional do Distrito Federal em maio de 1989, lotado no Centro Educacional 01 de Brazlândia, onde se tornou Coordenador Administrativo e, posteriormente, professor e Coordenador Pedagógico.

Desenvolveu sua carreira na Educação Básica da rede pública do DF na década de 1990, tornando-se liderança e referência na área educacional em Brazlândia, tendo sido gestor também do Centro Educacional 02 daquela região administrativa, contribuindo ativamente para o desenvolvimento local e para formação de várias gerações de jovens,

Em 1998, torna-se Diretor do Centro Educacional Caiçaras, com papel estratégico na formação educativa.  Em 2000, inicia suas atividades na Educação Superior, como professor, e posteriormente como Diretor de Faculdade. Em 2002, solicita exoneração da FEDF para se dedicar exclusivamente à Educação Superior privada. Em 2003, torna-se o Diretor da Faculdade Professor Paulo Martins – ESPAM, em Sobradinho (DF), tendo desenvolvido a instituição e contribuído de forma decisiva na implementação da educação superior na Região Norte do Distrito Federal, com ampla participação na comunidade local e como liderança educacional.

Em 2010, com a aquisição da ESPAM pelo Projeção, torna-se o Diretor Acadêmico da Educação Superior da tradicional organização sediada em Taguatinga (DF), promovendo a expansão da oferta e atuando diretamente na melhoria acadêmica , com foco nos resultados culturais, sociais e econômicos da comunidade acadêmica das  então cinco unidade de Educação Superior do Grupo: Taguatinga, Taguatinga Norte, Ceilândia, Sobradinho e Guará.

Com a transformação das Faculdades Projeção em Centro Universitário, em 2016, torna-se o seu primeiro Reitor, com gestão acadêmica voltadaà  expansão do Grupo e à transformação social das pessoas por meio da educação.

Há 28 anos letivos atua na Educação Básica e na Educação Superior do Distrito Federal, tendo formando ao longo deste período várias gerações de estudantes que se desenvolveram econômica e culturalmente.

Sua atuação é marcada pelo envolvimento direto com estudantes, familiares e comunidade, fomentando o crescimento pessoal e profissional das pessoas, além de agir proativamente na sociedade local, o que o tornou uma referência educacional e  acadêmica.

O título

Por indicação do deputado distrital Agaciel Maia, no último dia 10 de maio, decreto legislativo assinado pela presidente da Casa, deputado Joe Valle, tornou José Sérgio de Jesus Cidadão Honorário de Brasília.

Escrita por CONRADO VITALI – Assessoria de Comunicação Institucional Grupo Projeção

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário