Recepção calorosa emociona atletas universitários que chegam a Brasília para o JUBs


Secretaria de Turismo preparou uma programação especial para os jovens que desembarcaram no Aeroporto JK e que vão disputar a 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros. Do receptivo a passeios pela Capital, eles terão experiências surpreendentes na cidade

A experiência de viajar inicia na chegada ao destino. É aquela história de que é a primeira impressão que fica.  Sabendo disso, a Secretaria de Turismo preparou um receptivo para atleta nenhum botar defeito. Centenas de estudantes que desembarcaram neste domingo no Aeroporto Internacional de Brasília, para a 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) 2021, tiveram uma boa surpresa: uma calorosa recepção feita pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), com direito a banner instagramável para registro da chegada e boas-vindas com informações da programação preparada pela secretaria especialmente para os atletas universitários.

A recepção diferenciada aos atletas é resultado de um trabalho integrado e conjunto desenvolvimento pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, organizadora oficial do evento juntamente com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio das Secretarias de Economia e de Turismo, para colocar Brasília no lugar que é dela: a capital de todos os brasileiros.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou pessoalmente do receptivo no terminal de desembarque do aeroporto. Segundo a dirigente, o momento é muito significativo para Brasília não só por ser palco da retomada de eventos esportivos desta magnitude, mas porque a cidade recebeu um trabalho diuturno para ressignificar a experiência do visitante na capital.

“Estamos muito alegres por recepcionar todos os campeões. A equipe da Setur está no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) do aeroporto, em cada um dos hotéis, e preparando cada momento para que esses jovens sintam o nosso amor e carinho em recebê-los. Queremos que levem a capital de todos os brasileiros em seus corações, que esses jovens se apropriem da sua capital. O nosso trabalho começou há alguns dias para oferecer esse receptivo. Além disso, todas as experiências que preparamos vai surpreender a todos e deixar aquela vontade de um “até breve” Brasília”, afirmou a secretária Vanessa Mendonça.

Atletas do basquete, natação, atletismo, voleibol, judô, xadrez, wrestling, counter-strike e de várias cidades, como Florianópolis, Santarém, Salvador, Rio de Janeiro, Guarulhos, João Pessoa, Venâncio Aires, São Paulo, Macapá, Cascavel e Manaus receberam as boas-vindas dos servidores da Setur-DF e da dirigente da pasta que passou a tarde recepcionando os universitários.

Jones Pedroso, da Comissão Técnica da equipe de handebol da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, é veterano dos JUBs e disse que nunca teve uma recepção tão especial. “Já nos sentimos campeões por ter a oportunidade de participar deste evento grandioso, que é o maior evento universitário da América Latina. Nossa equipe é composta por 12 atletas mais duas pessoas na comissão técnica e nos sentimos campeões só de já estarmos aqui na capital. A gente tem ciência que o trabalho do Turismo se constrói unindo forças, o governo do estado e a CBDU (Confederação Brasileira de Desporto Universitário), tudo o que está envolvido e quero destacar essa recepção que nos foi dada. É o quarto JUBs que participo e é a primeira vez que vejo essa iniciativa. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Conhecendo a capital do país

Vida de atleta universitário não é fácil. Estão sempre na estrada indo atrás das competições. No entanto, a pandemia interrompeu o ritmo delas. A última edição dos JUBs aconteceu em 2019, na cidade de Salvador (BA). Essa é uma das razões pela qual esta edição será tão especial. Os jovens estão ávidos por viagens, passeios, reencontros. Brasília vai reunir milhares de atletas universitários de todos o país entre este domingo e o próximo dia 18. A Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o GDF adotaram um rígido protocolo de segurança sanitária, o que confere maior tranquilidade para a oferta de uma programação rica de experiências em vários segmentos do turismo, que vão fazer esses jovens levarem a capital do Brasil em seus corações.

O atleta soteropolitano, Delson Fernando Menezes Nascimento, de 23 anos, vai competir pela quarta vez nos jogos universitários. No entanto, esta é a primeira vez que vem a Brasília. “A minha expectativa é, além de fazer a minha melhor marca na competição, poder conhecer os pontos turísticos importantes de Brasília, como o Palácio do Planalto, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso, e o Lago Paranoá, que é o maior lago urbano do mundo. Este momento também é especial porque estamos voltando a nos encontrar depois da pandemia. Estou muito feliz de estar aqui”, declarou o representante de Salvador na modalidade de 100 e 200 metros rasos, a corrida de velocidade no atletismo.

O árbitro de voleibol, Gilberto Cotrim, de 49 anos, mora na capital paulista e nunca tinha vindo a Brasília. “Estou ansioso para conhecer um pouco de tudo que a cidade tem a oferecer. As competições iniciam na terça-feira (12) e terminam no dia 18. Quero aproveitar o tempo livre para “turistar”. É uma oportunidade única conhecer a capital do Brasil, que todos os brasileiros deveriam visitar ao menos uma vez”, disse o juiz esportivo.

“Estou muito animado porque não conhecia Brasília. A minha sensação é de alegria de estar aqui na capital do Brasil e onde acontecem as decisões do país. Quero visitar os monumentos, a arquitetura que é muito diferente, quero ver o Lago Paranoá, os parques. Eu acredito que quando for embora vou sentir que a cidade é minha também, pois é a capital do meu país”, afirmou o entusiasmado jogador de handebol de Santarém, Áthila Rafael Rego Reis, de 25 anos.

“A 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros 2021 acontecem num momento muito significativo tanto para o Governo do DF quanto para os jovens que virão para Brasília. E a razão é a união de fatores que se convergem. O turismo de Brasília, incluindo as Regiões Administrativas, foi totalmente ressignificado na nossa gestão. Esses jovens vão vivenciar experiências turísticas que vão surpreendê-los, pois somos muito mais que todos imaginam. A capital do país é rock, náutica, aventura, contemplação, gastronomia, cívica, lazer, arquitetura e esporte. Estamos saindo de uma pandemia que isolou as pessoas e elas estão com o desejo de experiências represado. Nosso governo tem trabalhado diuturnamente para oferecer uma cidade segura para todos os visitantes. A vacinação está em um nível muito adiantado e todo o comércio continua seguindo protocolos rigorosos de segurança sanitária. Por tudo isso, os estudantes serão multiplicadores da certeza de que o Brasil tem a melhor capital do mundo, uma cidade linda, que será guardada em seus corações com muita vontade de voltar logo”, avaliou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça sobre o legado do JUBs para Brasília.

Programação

A Setur-DF preparou uma programação específica para os milhares de atletas e técnicos esportivos que estarão na cidade até o dia 18 de outubro. Dentre elas, está a disponibilidade de um ônibus que sairá do Centro de Atendimento ao Turista localizado no Setor Hoteleiro Norte (SHN) e outro do Setor Hoteleiro Sul (SHS), às 9h e às 15h. Esses dois ônibus levarão cerca de 40 atletas em cada veículo a um city tour, com trajeto que inclui a Esplanada dos Ministérios à Ermida Dom Bosco.

Outra opção muito interessante é o passaporte de brindes. Os primeiros 150 atletas que visitarem quatro pontos da Rota Cívica, tirarem foto em cada um deles, postarem nas redes sociais, inserirem as hashtags #seturdf e #brasiliaminhacapital e seguirem o perfil da Setur-DF no Instagram (@seturdf) ganharão um brinde surpresa.

Haverá também uma programação musical que animará os atletas durante as refeições que acontecerão no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). Além disso, os jovens contarão com um clube de desconto bem vantajoso para passeios de barco no Lago Paranoá e city tours. A programação completa estará disponível nos CATs localizados nos SHN, SHS e no CAT Móvel no CICB.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário