Vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada até dia 12 de dezembro

Vacina Sarampo Renato Araújo

Foto: Renato Araújo

Meta é imunizar 95% das crianças com menos de 5 anos

 BRASÍLIA (2/12/14) – A Secretaria de Saúde prorrogou até o dia 12 de dezembro a vacinação de crianças contra o sarampo e a poliomielite. A campanha, que começou no dia 5 de novembro e terminaria no dia 28, foi prorrogada por que apenas 67,4% do público-alvo foi imunizado contra a pólio, ou 122.743 crianças; e 64,6% contra sarampo, ou 103.588 meninos e meninas, quando a meta era chegar a 95% desse universo.

 

“Mesmo que a criança esteja com a carteira de vacinação completa, é importante receber a dose extra da campanha para evitar a reintrodução dessas doenças já erradicadas no Brasil”, ressaltou a Chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde, Eudóxia Dantas.

 

O último registro de sarampo no DF foi em 1999. No caso da poliomielite, a última incidência da doença no Distrito Federal é de 1987. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

 

Ao levar a criança para vacinar, os pais podem aproveitar a oportunidade para eles mesmos atualizarem sua carteira de vacinação, ou a de seus filhos, caso não tenham sido imunizados contra todas as enfermidades que deveriam. “Assim, a vacinação vira um programa de família”, sugeriu Eudoxia.

 

No caso da pólio, o público-alvo são meninos e meninas a partir de 6 meses de idade até 5 anos incompletos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias, o que corresponde a 182.211 crianças no Distrito Federal. Já para sarampo, a faixa etária é de 1 até 5 anos incompletos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou 160.462 meninos e meninas no DF.

 

Sintomas – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

 

Este ano, o Brasil comemora 25 anos livre do poliovírus, responsável pela transmissão da poliomielite. Também é celebrado o 35° ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a doença.

 

Serviço – A imunização contra o sarampo e a poliomielite pode ser realizada nas unidades de atenção básica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pais ou adultos acompanhantes devem levar a caderneta de vacinação da criança.

 

Acesse aqui a lista dos pontos de vacinação. Os usuários da área de abrangência do Centro de Saúde nº 5 do Lago Sul devem se dirigir à Inspetoria de Saúde do local, na QI 13.

 

(M.D*)

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário