Sebrae-DF: Feira do Empreendedor mostra que há oportunidade na crise. De 26 a 30 de agosto

Sebrae-DF: Feira do Empreendedor mostra que há oportunidade na crise

Feira dos empreendedor

Realizada pelo Sebrae no DF, 23ª edição do evento começou nesta quarta, 26, no Taguaparque, em Taguatinga. Rogério Minotouro, Gilberto Dimenstein e Clayton Conservani foram algumas das atrações desta quarta-feira

Está no empreendedorismo o principal caminho para que o Brasil supere a crise econômica pela qual tem passado. Essa foi a tônica dos discursos na cerimônia de abertura da 23ª Feira do Empreendedor, que o Sebrae no DF realiza a partir desta quarta, 26, até o domingo, 30, no Taguaparque, em Taguatinga.

O evento, que saiu do Plano Piloto (região central de Brasília) pela primeira vez, deve atrair mais de 18 mil visitantes em busca de orientação e capacitação para melhorar, ou começar o primeiro negócio – um dos sonhos de muitos brasileiros.

Taguatinga foi escolhida porque, junto a Ceilândia e Samambaia, forma a região com maior densidade empresarial do Distrito Federal. Prova disso é o número de inscrições para a feira realizadas até ontem: 17 mil interessados em participar das atividades do evento.

“Aqui, não estamos apenas montando uma estrutura para uma feira. É a vontade de realizar o sonho de abrir uma empresa. Quem é do Sebrae sabe o que significa esse momento que estamos vivendo”, comemora o diretor-superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho.

Segundo ele, embora o discurso da crise seja dominante, o cenário é outro. “Estamos construindo uma realidade sem crise para o Distrito Federal. Os empreendedores não estão com medo disso. Eles estão preparados para mostrar que há oportunidade”, pontua.

REGIÃO EMPREENDEDORA

Em consonância ao discurso de Valdir, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Luiz Afonso Bermúdez, também ressalta que o momento não é de lamentar as consequências da crise, mas de dizer, conforme o tema da feira, que “Empreender faz bem”.

“Estaremos aqui não só para ouvir os empreendedores, mas para ajuda-los. Empreender faz bem para todos: para a sociedade, para o governo e para a família”, afirma Bermúdez.

Durante o discurso, ele também mencionou a importância de o Sebrae no DF ter levado a Feira do Empreendedor para Taguatinga. Em números, Bermúdez expôs o que esse eixo formado por Taguatinga, Ceilândia e Samambaia representa para a economia do DF: juntas, as três regiões administrativas concentram 37% dos negócios formais; e 40% dos Microempreendedores Individuais.

Além disso, das 279 mil empresas existentes no Distrito Federal, 96 mil estão distribuídas nessa região. “É aqui que temos a condição de desenvolver e apoiar os empreendedores”, acrescentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF.

O diretor do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos, ressalta a importância da Feira do Empreendedor para o desenvolvimento da economia local e nacional. Desde que o Sebrae passou a realizar este evento, mais de dois milhões de pessoas visitaram as 160 edições espalhadas por várias cidades do país; 130 mil clientes foram atendidos nesse tempo.

“É uma das soluções que tem dado certo, porque ela aproxima as vocações locais das demandas pontuais de cada região. Devemos valorizar as parcerias, os expositores e os visitantes que vêm até aqui”, pontua.

NOVA LEGISLAÇÃO

Presente à solenidade, o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, disse que a realização da 23ª Feira do Empreendedor mostra a força do empreendedorismo de Brasília, que ainda é conhecida pelo resto do país apenas como um lugar que representa poder.

Segundo Afif, o evento ocorre em um momento bastante oportuno, pois a capital do país está a caminho de aprovar uma nova legislação que dará celeridade à abertura e encerramento de empresas. Isso deve ser levado como modelo para todo o Brasil.

“Nós, aqui, estamos em um encontro realizador. A nova legislação que estamos para aprovar é um grande caminho para enfrentar a crise. Estou otimista porque vejo, com isso, oportunidades de mudança. Vocês, que participam da feira, são a base da sociedade porque é com a qualificação do Sebrae que vocês crescem. E nós vamos crescer com o apoio e a mobilização de vocês”, pondera o ministro.

O vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, esteve na feira representando o governador Rodrigo Rollemberg. Ele teceu elogios ao Sebrae no DF pela descentralização do evento, o que assevera, segundo ele, a importância desta região, onde estão mais de 1,2 milhão de habitantes.

“Vocês encontraram um parceiro, que é Governo de Brasília. Nós não queremos participar dessa crise. Queremos ser aliados dos que veem oportunidades, dos que enxergam além. O Sebrae veio para a rota do empreendedor; os números deixam claro”, avalia Renato Santana.

PALESTRAS MAGNAS

Abrindo a série de palestras magnas da 23ª Feira do Empreendedor, o lutador e empresário do Team Nogueira, Rogério Minotouro, apresentou o tema “Saiba como administrar sua empresa com determinação”.

Minotouro contou como foi o início da carreira, aos seis anos de idade, quando começou a treinar judô na cidade baiana de Vitória da Conquista. “O início foi crucial. Se você não persistir, vai desistir assim que aparecer a primeira dificuldade”, defendeu.

Para o lutador, alguns princípios de vida como superação, perseverança, dedicação e, principalmente, disciplina são fatores fundamentais para o sucesso, tanto na carreira como atleta, quanto no ramo empresarial. Ele também destaca a importância de contar com a equipe sempre motivada. “Sem disciplina e dedicação, você não vai para frente. Além disso, tudo que conquistei na minha vida sempre foi fruto de um grande trabalho em equipe”, destacou Minotouro.

O jornalista Gilberto Dimenstein ministrou também na tarde de hoje a segunda palestra magna deste primeiro dia de programação da 23ª Feira do Empreendedor. Gilberto, cuja carreira de jornalista se confunde com a de empreendedor social – uma vez que nasceu de ideias dele projetos como o Bolsa Escola e o Bolsa Família -, falou sobre o tema “Como vencer crises com ideias criativas e inovadoras”, fazendo um panorama da própria carreira.

Há cinco anos, ele criou o Catraca Livre (https://www.catracalivre.com.br/), que nasceu como um portal de Jornalismo sobre serviços acessíveis ao grande público e se tornou uma grande plataforma de conteúdo. Atualmente, ela é a segunda página do Facebook com maior engajamento em todo o mundo – ainda que tenha cinco milhões de curtidas.

Baseando-se nessa experiência, Gilberto pontuou que a capacidade de empreender não responde apenas a manter uma empresa ou gerar dinheiro, mas, sim, de ter atitude – sobretudo, imaginar soluções criativas para problemas que todos vivem.

Por fim, o jornalista Clayton Conservani, do programa “Planeta Extremo”, do Fantástico (da Rede Globo), falará às 20h, de hoje, sobre “Saiba como Enfrentar os Desafios na sua Empresa”. Cerca de 400 pessoas são esperadas para a palestra.

ÁGUA, PEQUENAS AÇÕES, GRANDES RESULTADOS”

Para discutir a importância da água no cenário empresarial, o Sebrae no DF realizou também hoje o Seminário “Água: pequenas ações, grandes resultados – Sua empresa sobrevive sem água?”.

Além de debater a escassez da água e a crise hídrica que algumas regiões do Brasil enfrentam no momento, autoridades e especialistas também trataram da importância de desenvolver um negócio sustentável e reaproveitar o consumo da água.

Na oportunidade, o Sebrae no DF lançou, ainda, o desafio “Água: Pequenas ações, grandes resultados”. A intenção do programa é estimular os empresários a reduzirem o consumo da água nos processos produtivos das micro e pequenas empresas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento (www.feiraempreendedordf.com.br), ou pelo telefone 0800.570.0800.

SERVIÇO:

O que: 23ª Feira do Empreendedor

Quando: De 26 a 30 de agosto de 2015; das 10h às 20h

Onde: Taguaparque (Taguatinga-DF)

Classificação Indicativa: Livre

Quanto: Gratuita

Quem promove: Sebrae no DF

Informações: 0800 570 0800 / www.feiraempreendedordf.com.br / www.facebook.com/sebraenodf

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário