” Faremos juntos a gestão mais democrática e inclusiva da OAB”, disse Costa Couto

“Faremos juntos a gestão mais democrática e inclusiva da OAB”, disse Costa Couto

Brasília, 1º/1/2016 – Tomou posse na última sexta-feira (1º), como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB/DF), o advogado Juliano Costa Couto. Em seu discurso de posse, Costa Couto pontuou as prioridades que devem nortear sua gestão à frente da Seccional no triênio 2016-2018. “Nosso propósito é levar adiante uma gestão democrática e de portas abertas para os advogados. O Distrito Federal reúne hoje mais de 30 mil advogados, uma família numerosa e como tal temos problemas e grandes desafios”, argumentou.

_MG_6617O presidente empossado disse ainda que não vê outra forma de atender as expectativas da classe, que cresce exponencialmente, a não ser compartilhando responsabilidades. “ É nossa intenção promover a integração que dê a cada advogado espaço para que possamos juntos engrandecer a instituição. Quando me perguntam qual tônica queremos deixar, eu digo que faremos juntos a gestão mais democrática e inclusiva da Ordem dos Advogados”.

Costa Couto afirmou que serão realizadas consultas públicas e enquetes sobre os rumos e destinos da Seccional. “Dividiremos com a advocacia estas decisões”, afirmou. “Levaremos a termo também a ampliação competência e da atuação das Comissões, de modo que a Ordem seja a voz da sociedade civil nos temas de interesse da advocacia e da população”.

posse Dr Juliano 01-01-2016 308Costa Couto afirmou ainda que será criada a Comissão de Combate à Corrupção, no âmbito da entidade. “Se a crise não for estancada, pode se tornar irreversível. A Ordem tem compromisso histórico com a defesa da moralidade e das instituições. A coisa pública, do povo deve prevalecer em muito em detrimento de anseios pessoais”. A Comissão será para combater “não apenas os fatos concretos, mas sim cobrar transparência e contribuir para os instrumentos de fiscalização e uso dos recursos públicos”, finalizou.

posse Dr Juliano 01-01-2016 124Ibaneis Rocha, presidente do triênio 2013-2015, fez um breve retrospecto de sua gestão à frente da Seccional. Ele atribuiu o sucesso de sua gestão à união entre diretoria, conselheiros, Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados, Fundação de Assistência Judiciária, Escritório Modelo, Escola Superior de Advocacia e membros de Comissões. “Temos consciência dos tempos difíceis e de profundas transformações que atravessamos. A radicalização parece crescer, sufocando o debate que é tão natural para a democracia. A direção da Seccional está unidade em torno de suas relevantes funções”, disse ao saudar os novos integrantes.

Ibaneis argumentou que Costa Couto, com seu espírito de independência, se ajusta plenamente aos desafios dessa nova realidade. Emocionado, num gesto de abnegação, Ibaneis afirmou que Juliano Costa Couto será o “maior presidente da história da OAB do Distrito Federal”.

_MG_6517Costa Couto foi formalmente empossado após a leitura do Termo de Compromisso ladeado pelo presidente Ibaneis Rocha e pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Também assumiram seus cargos a vice-presidente Daniela Teixeira, o secretário-geral Jacques Veloso, o secretário-geral adjunto Cleber Lopes e o diretor-tesoureiro Antonio Alves Filho, bem como o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF), Ricardo Peres.

O novo presidente da Seccional fez questão de destacar o apoio recebido de seu antecessor, Ibaneis Rocha, para enfrentar novos desafios à frente da Seccional. Costa Couto pretende seguir seus passos por meio de uma gestão democrática, justa e voltada para todos os advogados do DF. “Aqui não estaria se a confiança, gratidão e o reconhecimento não habitasse nossa relação. Tenho muito orgulho de ter sido seu diretor. Obrigado Ibaneis, aprendi muito ao seu lado”.

posse Dr Juliano 01-01-2016 595Ao finalizar a solenidade, o presidente do Conselho Federal Marcus Vinicius Furtado elogiou a gestão de Ibaneis Rocha e cumprimentou o novo presidente como representante de uma nova geração de dirigentes da OAB. “A Ordem é dos advogados, mas também do Brasil e deve ocupar os dois temas com a mesma força”.

Na ocasião, também foram empossados os novos conselheiros Seccionais e as diretorias das nove Subseções que compõem o DF, sob a presidência de José Severino Dias (Brazlândia), Edmilson Francisco de Menezes (Ceilândia), Amaury Santos de Andrade (Gama), Sebastião Duque Nogueira da Silva (Núcleo Bandeirante), Humberto Pires (Paranoá), Dalton Ribeiro Neves (Planaltina), José Antonio Gonçalves de Carvalho (Samambaia), Marcio de Souza Oliveira (Sobradinho) e Lairson Rodrigues Bueno (Taguatinga).

A solenidade contou com a presença dos pais de Costa Couto, Maria Virgínia Barbosa e Ronaldo Costa Couto, como também da esposa Aline Cabeceira. Ainda compuseram mesa a esposa de Ibaneis Rocha, Luzineide Getro, o vice-presidente Severino Cajazeiras, agora eleito conselheiro federal; o membro honorário vitalício e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Esdras Dantas; o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bessa; e o vice-presidente e corregedor do Tribunal de Constas do Distrito Federal, José Roberto de Paiva Martins.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário