Crise hídrica piora em todo o Distrito Federal

 Os córregos que abastecem as regiões de Planaltina e Sobradinho não tem água reserva para nem mais um dia. Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), os oito córregos que abastecem as duas cidades estão completamente secos. Para evitar que todos os moradores fiquem sem água, a Caesb corta o fornecimento dos bairros com o objetivo de dar tempo para as nascentes recuperarem um pouco da água. Assim que o nível aumenta um pouco, o fornecimento é liberado. Alguns bairros estão ficando mais de 24 horas sem água. A água dos córregos ainda é dividida entre a população e agricultores, que captam água para irrigar as plantações. A situação do Rio Pipiripau, que abastece a região Norte do DF, é crítica. Já o Reservatório de Santo Antônio do Descoberto, que abastece Plano Piloto e a região Sul, está em 37% da capacidade. A mesma situação se repete no Reservatório de Santa Maria. Seriam necessários ao menos dois meses de chuva para restabelecer o nível dos reservatórios do DF. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) decidiu proibir a irrigação de jardins de postos de combustível e o uso de água nas limpezas de para-brisas feitas por frentistas. A Adasa reduziu ainda o nível de água que pode ser usada em lava jatos e que podem ser captados por carros pipa em córregos com baixo nível de água. Acompanhe abaixo os locais atingidos pelos cortes de água e a previsão de restabelecimento:

São Sebastião

Endereços: Bairro São José, Bairro São Francisco e Morro da Cruz – Fechamento: quarta (21/09), às 09h – Abertura: quinta (22/09), às 08h.

Endereços: Bairro Centro, Setor Tradicional, João Candido – Fechamento: quarta (21/09), às 10h -Abertura: quinta (22/09), às 09h.

Jardim Botânico

Endereços: Setor Habitacional São Bartolomeu, Morada de Deus, Setor Habitacional Jardim Botânico, Jardins do Lago, Mirante das Paineiras, Jardim das Paineiras, Estância Jardim Botânico, Jardim Botânico I a V, Belvedere Green, Cond. Ouro Vermelho I e II -Fechamento: quarta (21/09), às 15h – Abertura: quinta (22/09), às 14h.

Planaltina

Endereços: Jardim Roriz, Setor do Oficinas, Vila Nossa Senhora de Fátima, Setor Residencial Oeste – Fechamento: quarta (21/09), às 09h – Abertura: quinta (22/09), às 08h.

Endereços: Arapoanga – Fechamento: quarta (21/09), às 15h – Abertura: quinta (22/09), às 14h.

Sobradinho

Endereços: Sobradinho I (Qds 02 a 10) – Fechamento: quarta (21/09), às 14h30 -Abertura: quinta (22/09), às 13h30.
A Caesb solicita aos moradores que, na medida do possível, façam uso racional da água, principalmente após o retorno do abastecimento, de forma a ajudar na recuperação plena e equilibrada do sistema. Reportagem: Renato Souza. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e água
CurtirMostrar mais reações

Comentar

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário