Dia Mundial da Visão: Segundo o CBO, 70% dos casos de cegueira podem ser evitados

Foto: Divulgação

Data alerta para o diagnóstico precoce de doenças que podem levar à perda da visão

Anualmente, o Dia Mundial da Visão é lembrado na 2ª quinta de outubro. Neste ano, será em 13 de outubro. E os dados são preocupantes. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), juntos a catarata e erros de refração não corrigidos representam 74,8% de todos os casos de deficiência visual.

Na avaliação da oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos Caroline Lima, a catarata, por exemplo, leva à cegueira progressivamente. Felizmente, de maneira reversível quando está e a única causa de baixa visão. Por isso, é importante o acompanhamento médico. “Somos os primeiros no ranking de pacientes que perderam a visão por conta dessa patologia”, explica.

Outro problema gravíssimo, é a falta de acompanhamento médico, segundo o CBO 7% dos brasileiros nunca foram a um oftalmologista e 42% não fazem o acompanhamento corretamente. “Uma das  formas de evitar é consultar o seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para testar a visão e identificar precocemente alterações estruturais ou funcionais que possam evoluir para a perda visual”,  alerta a médica do CBV-Hospital de Olhos.

Também pode ser citado como problema, a demora para realização dos tratamentos. No Distrito Federal, existem mais de 5,5 mil pessoas que aguardam por uma cirurgia oftalmológica na rede pública de saúde. Essa longa espera pode levar a problemas ainda mais graves. Muitos, de forma definitiva. 

Além de consultar regularmente o oftalmologista, a médica também lista algumas dicas para proteção dos olhos:  

*Evitar automedicação 

* Evitar coçar ou esfregar os olhos;

* Remover a maquiagem antes de dormir. 

* Sempre verificar a validade dos produtos;

* Não compartilhar maquiagem;

* Verificar o nível de glicose para evitar problemas causados pela diabetes;

* Pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar a área em volta dos olhos (pálpebras, cílios e cantos). Ao remover as impurezas, o paciente evita as coceiras, irritações e até conjuntivite.;

* Usar óculos ou lentes quando prescritos;

* Usar óculos escuros em locais com muita claridade;

* Piscar com frequência para lubrificar as córneas. Isso ajuda a prevenir a Síndrome da Visão de Computador.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário