Caesb busca certificação Lixo Zero 

Crédito da foto:  Caesb 

Selo tem diversos pré-requisitos estabelecidos internacionalmente 

(Brasília, 18 de outubro de 2022) – Para reforçar a sua missão de desenvolver e implantar soluções e gestão em saneamento ambiental, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está na rota da certificação Lixo Zero, selo emitido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validado pela Zero Waste International Alliance para empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. A certificação tem validade de um ano e para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria. 

Uma das ações tomadas pela Caesb foi uma visita de benchmarking à Embaixada da Itália, em Brasília, cujo processo de gestão de resíduos culminou na certificação do local.  Motivados pela Lei Distrital 5612/2016, que dispõe sobre a responsabilidade de grandes geradores de resíduos sólidos, bem como por sua característica de apoiar ações socioambientais, a Embaixada da Itália foi certificada com o selo Lixo Zero. Atualmente, 3% de seus resíduos são encaminhados para aterro sanitário sendo que o limite para certificação é de 10%. Os resíduos recicláveis são enviados às cooperativas de reciclagem e os orgânicos são utilizados na compostagem que é feita na própria Embaixada – gerando composto que é utilizado na jardinagem e na horta comunitária. Os demais resíduos específicos tais como bitucas de cigarro, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, lâmpadas são recolhidos por empresas certificadas ambientalmente que destinam corretamente os resíduos.  

A Caesb tem muitos elementos para que a certificação possa se concretizar. Um exemplo é a gestão de resíduos especiais de laboratórios, pilhas e lâmpadas que são destinados de forma ambientalmente correta por empresa certificada. A Companhia realiza a coleta de materiais especiais gerados, principalmente, pelos laboratórios de análises físico-químicas da Companhia, Estações de Tratamento de Água e de Esgotos (ETAs e ETEs), além das áreas de manutenção predial, industrial e mecânica da Empresa. 

Desde 2018, a Caesb recolhe resíduos especiais e destina corretamente esse material como parte do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Companhia. A Política Ambiental da Empresa se baseia na ABNT NBR ISO 14001, norma aceita internacionalmente que define os requisitos para colocar um sistema da gestão ambiental em vigor. A NBR ISO 14001 ajuda a melhorar o desempenho das empresas por meio da utilização eficiente dos recursos e da redução da quantidade de resíduos, ganhando assim vantagem competitiva e a confiança das partes interessadas. 

O gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Carlos Renan de Brites, esclarece que a Companhia também possui uma Comissão de Coleta Seletiva e criou Núcleos de Gestão Ambiental Locais (NGAL), que trabalham para aumentar a eficácia e a agilidade na implementação dos procedimentos associados ao SGA. De acordo com ele, os NGALs desempenham um papel importante na disseminação da visão ambiental sistêmica corporativa por ampliarem a colaboração entre pessoas e setores da Companhia, além de contribuírem para a concretização dos objetivos e avaliação dos resultados das metas estabelecidos para a Política Ambiental da Caesb. “Uma ação que vamos (re)começar a fazer diz respeito à orientação da utilização correta dos coletores de resíduos (lixeiras), que atualmente os empregados da Caesb não tem feito de forma plena. Recorrentemente encontramos resíduos orgânicos em coletores de recicláveis secos e vice-versa. Precisamos melhorar isso e iremos retomar as ações educativas”, explica Carlo Renan.  

 

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário