Cultura popular nas escolas públicas do DF encanta, ensina e diverte


35 grupos percorrem as escolas com apresentações e oficinas que reúnem artistas, estudantes e professores. Nesta quarta-feira é a vez do Ribuliço no CED 15 de Ceilândia às 20h30.

“Giro Cultural -Tradições Juninas” é o nome do projeto, iniciado em setembro, que traz música, dança e literatura de cordel para as escolas. O Projeto tem como padrinho o senador PELO Distrito Federal, Izalci Lucas,

que viabilizou os recursos em emenda parlamentar para a iniciativa do Grêmio Recreativo Formiga da Roça e sua realização por meio das Secretarias de Cultura e Turismo. 

O Giro Cultural, reúne 35 grupos e percorre as escolas em todas as regiões administrativas, incluindo a zona rural e cidades do entorno até o final do mês de novembro. Segundo o senador Izalci, o projeto promove e preserva as tradições populares da cultura brasileira. “O Giro Cultural engloba música, dança, cordel, nossas principais manifestações de cultura popular e caipira, fazendo com que essas tradições sejam passadas de geração para geração”, afirmou Izalci.  

*Emprego e Renda*

Para o organizador do projeto e presidente do Grêmio Recreativo Formiga da Roça, Patrese Ricardo, o Giro Cultural, iniciado em setembro, também garante emprego e renda para toda a cadeia produtiva junina do DF que, ao longo dos últimos anos têm se destacado como uma das melhores do país em campeonatos nacionais e regionais. À frente do projeto, Patrese Ricardo fala da necessidade de ocupação cultural nas escolas e da distribuição de emprego e renda para toda a cadeia produtiva junina do Distrito Federal, uma das maiores do país. “Garantimos assim, a possibilidade de novos adeptos do movimento, e a preservação dessa que é uma das maiores manifestações culturais de nosso país.” 

*Apoio*

Segundo Patrese, o apoio do senador Izalci têm sido de grande importância para o movimento junino do DF. “Mesmo durante a Pandemia, quando nos apresentamos virtualmente, ele esteve junto com seu apoio e entusiasmo”, revelou Patrese. “O giro tem garantido a difusão da cultura local, por meio de arte, cultura, lazer e entretenimento, de forma democrática e, sobretudo, inclusiva”, completou Patrese.

*Agenda*

O Giro já passou por escolas de Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Paranoá, Itapoã e São Sebastião e ainda vai completar o ciclo nessas cidades. Hoje o Giro estará no CED 15 de Ceilândia às 20h30. E tem mais, muito mais!

Para saber sobre o Giro Cultural em sua cidade, acesse: @girocultural 

https://instagram.com/girocultural2022?igshid=YmMyMTA2M2Y=gram

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário