Fórum reúne jornalistas renomados para debater liberdade no exercício da profissão

Redação Portal IMPRENSA |

Crédito:Arte

No Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (03/05), a Revista e o Portal IMPRENSA promovem, em Brasília, a nona edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia.

A abertura do evento contará com a presença da Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir “Liberdade de imprensa e as cláusulas pétreas da Constituição”.
E no painel sobre “Liberdade de imprensa nas redações brasileiras”, estão confirmados o jornalista independente Mauri König, Marcelo Rech (Grupo RBS / ANJ), Luiz Carlos Azedo (Correio Braziliense) e Adelia Franceschini (Fran6 Pesquisa). A proposta do painel é debater o resultado da pesquisa exclusiva realizada por IMPRENSA – a Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 – que levantou a percepção dos jornalistas brasileiros quanto ao grau de liberdade no exercício da profissão, tendo como comparação os dados da pesquisa realizada em 2007.
Em entrevista à IMPRENSA, Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e vice-presidente Editorial do Grupo RBS, comentou sobre os processos judiciais enfrentados por veículos, como um dos principais motivos para o retrocesso na liberdade de imprensa no Brasil. “É triste, mas ainda vemos com frequência reações violentas, que vão do uso do cargo para punir jornalistas e veículos a agressões físicas e assassinatos de profissionais”, afirma.
Mauri König, repórter investigativo e um dos mais premiados do Brasil, há mais de vinte anos percorre as fronteiras brasileiras produzindo matérias que denunciam a exploração de menores, o contrabando e o crime organizado. Muito disso pode ser lido no livro-reportagem “O Brasil oculto”, sobre prostituição infantil nas regiões fronteiriças do país. Para König, não há sociedade sem jornalismo. “O jornalismo tem de ser aquilo que importa para as pessoas. Quero que aquilo que escrevo provoque uma mudança”, explicou.
Esta edição do fórum marca também o lançamento do Troféu Liberdade de Imprensa & Democracia, que será concedido a quatro personalidades brasileiras, pela sua carreira e contribuição à liberdade de imprensa.
Garanta sua vaga e participe dos debates. Inscrições gratuitas pelo site.
E acompanhe as novidades do fórum pelo Portal IMPRENSA e redes sociais.

Serviço
9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia
Realização: IMPRENSA Editorial
Dia 3 de maio de 2017, das 8h30 às 13h30
Local: Auditório da OAB-DF – SEPN 516 BLOCO B LOTE 07 – Asa Norte – Brasília-DF
Inscrições gratuitas pelo site www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa
Esta edição do fórum conta com o patrocínio do Grupo Globo e da Souza Cruz, e o apoio da OAB-DF. Além do apoio de mídia do site jurídico JOTA, Agência Radioweb e Abril Mídia. E o apoio institucional da ABI, Abert, Abraji, Aner, ANJ, Fenaj e Instituto Palavra Aberta.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário