SOS Criança Aplicativo ajudará na localização de crianças perdidas no Carnaval

 

Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval de Brasília contará com um serviço de emergências voltado para casos de crianças perdidas, abandonadas ou que estejam sob algum tipo de situação de risco. O canal SOS Criança DF ficará disponível à população, 24 horas por dia, entre sexta e terça-feira de carnaval, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número 61 99212-7776.

Na prática, quem encontrar alguma criança nessas condições deverá acionar o serviço de maneira bem simples. Bastará enviar uma mensagem de texto, foto, vídeo ou áudio para o telefone, identificando-se. Também deverá informar a localização exata, com pontos de referências, e tentar saber com o pequeno o seu nome e o nome ou telefone dos pais.

O profissional da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) – a mesma que recebe as ligações do 190 e do 193 – receberá as informações e dará o encaminhamento mais apropriado. “Os pais poderão ser orientados a ir a uma delegacia de Polícia mais próxima. O atendente poderá ainda orientar a pessoa a ir até uma viatura da Polícia Militar perto do local indicado. Também conseguiremos acionar, de imediato, a Vara da Infância e da Juventude ou o Conselho Tutelar, em casos de exploração infantil, venda de bebidas alcóolicas, entre outras situações”, explica o subsecretário de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, coronel Leonardo Sant’Anna.

A iniciativa da SSP/DF tem o objetivo de tornar a comunicação mais rápida com os órgãos de segurança pública e outras instituições de assistência e proteção às crianças e adolescentes. O aplicativo também ajudará a desafogar o sistema de emergências do 190. “O SOS Criança DF nos ajudará a concentrar as chamadas de urgência mais para ocorrências policiais envolvendo as festas. Com isso, teremos com essa ferramenta um trabalho integrado e mais direcionado para o cuidado com os pequenos”, acrescenta o subsecretário.

A ferramenta, embora esteja sendo direcionada ao Carnaval, continuará a ser utilizada pela Secretaria para outros tipos de eventos ao longo do ano em Brasília, como festas e manifestações populares.

Orientações
Boa parte do público que passa pelos blocos de rua e festas particulares é formada por crianças e adolescentes. O cuidado dos responsáveis por eles deve ser redobrado. Por isso, a SSP/DF recomenda que sempre conversem com os filhos antes de sair de casa. Em caso de se perder, para que procure um policial, bombeiro, agente de trânsito ou alguém uniformizado da segurança do evento.

Outra dica é ajudá-lo a memorizar o telefone de algum familiar e nunca a aceitar bebidas ou comidas de estranhos. Além disso, uma medida importante é colocar um crachá ou pulseira de identificação na criança para o caso de algum imprevisto.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário