Adasa define valores de referência para os reservatórios durante estiagem

Janela com vista para a água

Descrição gerada automaticamente

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou nesta sexta-feira (2/7), no DODF, Resolução n° 8 que estabelece as curvas de referência para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria até dezembro de 2021.

O estudo que define as metas dos reservatórios é elaborado anualmente pela Adasa, após o término do período chuvoso. Os valores referenciados para o final de cada mês são estipulados a partir da análise de dados de chuva, de vazão, de evaporação e da estimativa de retirada de água dos reservatórios para o abastecimento humano no DF, e após ouvidos os membros Grupo de Acompanhamento das Curvas de Referência.

Além de orientar à Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) quanto às regras de operação dos reservatórios, as curvas servem de parâmetro para que a agência monitore o volume útil do Descoberto e do Santa Maria ao longo do período de estiagem, o que permite a antecipação de medidas adicionais de gestão do uso da água e contribui com a manutenção da segurança hídrica no DF.

De acordo com a Resolução, a meta para o Reservatório do Descoberto no final de julho é de 83%, em setembro, durante o período crítico de estiagem, a meta é de 60%, e no fim de novembro, quando começa o período chuvoso, de 50%.

Gráfico, Gráfico de linhas, Gráfico de dispersão

Descrição gerada automaticamente

Para o Santa Maria, as metas são de 88% no final de julho, 76% no fim de setembro e 67% em novembro.

Gráfico

Descrição gerada automaticamente

Além da Adasa, participam do Grupo de Acompanhamento das Curvas de Referência dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF), o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba-DF), a Caesb, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/DF), a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAGRI/DF) e a Universidade de Brasília (UnB).  

Foto: Agência Brasília

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário